As intensas relações que permeiam trabalho, grandes empresas e saúde continuam no foco das discussões. A pandemia trouxe para alguns a possibilidade de ajustar a agenda e cuidar do corpo corretamente, com programas de exercícios e nutrição personalizados. Mas também trouxe para uma grande parcela muita ansiedade e desequilíbrio, com pouco exercício e compulsão por comida, fazendo o metabolismo ficar mais lento e piorando os índices de saúde (pressão, glicemia, taxa de gordura, inflamações). Vamos por partes.
Leia mais: Musculação ou aeróbico: quanto fazer de cada?
A compulsão por comida é apenas um dos desvios de comportamento gerados pela ansiedade (existem outros, como compras, drogas e sexo, por exemplo). A pessoa pensa em comida como um meio de suprir outras carências. Desse modo, quanto mais, melhor, quanto mais calorias, menos carência e mais premiada a pessoa se sente. Só que como uma fake news esse é um fake prêmio, cujo prazer dura muito pouco comparado aos problemas que ele causa.
Em muitos casos a solução passa por uma mudança de comportamento que talvez precise de ajuda psicológica para controlar a ansiedade e a carência excessiva.
Em relação ao outro inimigo (metabolismo lento), as notícias são melhores. Existem vários recursos para ajudar a acelerar o metabolismo e vou listá-los abaixo, com uma breve explicação:
Aumentar a massa muscular: o aumento da massa muscular faz seu corpo trabalhar a seu favor, queimando energia até quando está parado. Para quem gosta de números, cada quilo de músculo aumenta em aproximadamente 100 kcal o gasto calórico em repouso
Água gelada: beber água a aproximadamente 7ºC obriga o corpo a aquecê-la antes de absorver, e ele faz isso usando gordura como energia. O ideal são 2 litros em um período de até 5 horas
Cafeína e outros termogênicos: aqui o efeito é inverso, essas substâncias aceleram um pouco os batimentos cardíacos, elevam a temperatura corporal em alguns décimos e o corpo tende a trabalhar para baixá-la. Como? Usando gordura como energia. Mas, antes de usar essas substâncias, é fundamental discutir com seu médico
A combinação dos fatores acima tem um efeito muito grande na aceleração metabólica e na perda de gordura. E aqui não estamos falando de nenhum fármaco ou remédio.
Se você não nasceu privilegiado em assuntos metabólicos, ou se o stress do trabalho te desviou da rota ideal, esses são ótimos primeiros passos para mudar isso.
Personal trainer, Life Coach in Fitness, empresário, diretor, empreendedor. Flávio Settanni desenvolveu seu próprio método de treinamento e lidera a academia SETT.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Como acelerar o metabolismo para cuidar da saúde apareceu primeiro em Forbes Brasil.