O mercado de trabalho saiu de uma guerra por talentos para demissões em massa recorrentes. Medidas de combate à inflação que incluem aumentos de juros levam as empresas a cortar funcionários e custos.
No cenário de incerteza, as demissões ainda devem continuar e, infelizmente, muitas pessoas vão perder seus empregos.
Leia também: Como sobreviver nas empresas em meio a crises
Aqui está o que você precisa fazer se for demitido da sua companhia:
Cuide do seu bem-estar mental
Perder o emprego é um evento traumático. Há uma perda de renda, medo do que vai acontecer a seguir e perda de uma parte da sua identidade ligada ao trabalho. É normal sentir raiva e ressentimento. Você, provavelmente, ficará triste e ansioso. A perda da sua rotina pode te desorientar. A falta da relação com seus colegas de trabalho também pode impactar seu dia a dia.
É fácil se sentir isolado e à deriva. Você evitará conversar com pessoas, temendo perguntas sobre seu emprego e ter que vivenciar essa dolorosa experiência de novo. Muitas pessoas que perdem seus empregos se isolam socialmente. Elas ficam com vergonha da demissão, com a autoestima e o ego feridos.
Reserve um tempo para processar o que aconteceu. Não guarde suas emoções para si mesmo. Compartilhe com família e amigos. Ficar de luto e sentir pena de si mesmo é normal por um período. Depois, você vai ter que seguir adiante. Se for difícil se recompor, busque ajuda de um terapeuta.
Recrutadores querem contratar pessoas positivas
Se você levar ressentimento para sua entrevista de emprego, as coisas não vão dar certo. Recrutadores são atraídos por candidatos positivos, entusiásticos e motivados. Se você acaba parecendo irritado ou falando mal de seu antigos chefes, colegas e empregadores, isso não passa uma boa imagem. O gestor de contratações pode sentir que você é uma pessoa mal-agradecida que joga a culpa nos outros. Pode ser difícil, mas deixe de lado seus sentimentos negativos.
Chegue em uma entrevista exalando confiança. Quando o assunto da demissão em massa for levantado, diga: “Meu gestor disse que a demissão não foi resultado do meu trabalho. Na verdade, ele disse que eu era um dos melhores funcionários. Infelizmente, fui impactado pela demissão em massa. Apesar do contratempo temporário, estou animado com o futuro.”
Adicione: “Isso pode ter me estimulado a tentar algo novo. Se eu não tivesse sido demitido, eu provavelmente estaria na companhia por outros cinco ou mais anos. Agora, tenho a chance de buscar novas oportunidades. Estou feliz por estar aqui nessa entrevista. A vaga me parece ótima. Adoro o propósito da empresa e as minhas competências se encaixam perfeitamente. Se eu não tivesse sido despedido, nunca teria pensado em me candidatar para a posição. É incrível como as coisas podem acabar sendo positivas.”
Buscar oportunidades é o seu novo emprego
Entre em contato com recrutadores, coaches de carreira e especialistas em currículos. Fale com pessoas na sua rede de contato para ver se eles têm alguma oportunidade em aberto. Coloque como alvo as companhias para as quais você quer trabalhar e descubra se alguém que você conhece trabalha por lá. Peça a eles para compartilhar seu currículo, junto de uma recomendação para a posição que você quer ter na empresa. Se posicione como um expert no seu campo de atuação para chamar atenção em comentários do LinkedIn, com artigos e vídeos curtos. Faça uma breve apresentação de si mesmo. Treine responder questões comumente perguntadas em entrevistas de emprego.
A parte prática
Apesar de suas emoções estarem à flor da pele, não assine qualquer termo de rescisão ou contrato com um empregador sem avaliá-lo com cuidado. Registre tudo da sua reunião de saída da empresa e com seus gestores, para que não tenha surpresas desagradáveis mais à frente. Considere pedir referências para quando você iniciar o processo de entrevistas e busque descobrir como sua demissão vai ser abordada em referências futuras.
No seu processo de saída da empresa, continue profissional e não corte laços com brigas e conflitos que podem te prejudicar na busca por um novo emprego. Há, possivelmente, alguma razão discriminatória ou ilegal para a sua demissão?
Registre-se como desempregado. Se prepare para a forma como você vai se posicionar sobre isso e sobre a demissão em massa para potenciais entrevistadores. E se estiver adiando algum compromisso de saúde, cuide deles agora enquanto você tem seguro saúde.
Permaneça ativo
Use esse período para começar uma rotina de exercícios físicos para se manter ocupado e saudável. Se exercite, faça ioga ou pilates, se junte a grupos de basquete ou ande de bicicleta.
Se atualize nas novidades da sua área. Mantenha uma atitude positiva, não importa o quão difícil seja isso. Considere encontrar trabalhos temporários ou de meio-período, ou até mesmo uma posição de gestão executiva. Comece a pensar nos seus próximos passos na carreira, ajude os outros ou faça trabalho voluntário.
Nunca perca a esperança. Continue se esforçando e ficando positivo e forte. Na melhor das hipóteses, você irá encontrar uma oportunidade até melhor e ganhar mais dinheiro do que antes.
O post O que você precisa para superar uma demissão em massa apareceu primeiro em Forbes Brasil.