O conjunto da obra

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Foto: Divulgação

Antiquário Arnaldo Danemberg Collection tem novo endereço

Que sorte você teve!”. A frase, dita por Tilde Canti, papisa do mobiliário brasileiro, marcou os primeiros passos do, então iniciante, Arnaldo Danemberg no universo do antiquariato. Na ocasião, o rapaz, que costumava sugerir ao pai a compra de diversos itens para a casa, acabava de comprar um par de cadeiras brasileiras Dona Maria I/Sheraton Brasileiro. Foi a partir dali que o carioca, então fiel frequentador de leilões de arte no Rio de Janeiro, dava os primeiros passos no ofício que o acompanharia por mais de quatro décadas.

Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Bordeaux e Londres: das capitais ao interior, aos 66 anos, Arnaldo Danemberg segue com uma agenda profissional agitada, rodando países de caminhão, pescando peças raras em feiras e leilões. Ele é criador e proprietário do antiquário Arnaldo Danemberg Collection (@arnaldodanembergcollection), na Rua Groenlândia, no Jardim América (SP). O local passou por um retrofit assinado pelo arquiteto Dado Castello Branco, que levou ao projeto um item muito familiar e de boas memórias para o empresário: os cobogós, que remetem à arquitetura do Copacabana Palace Hotel, lugar familiar desde sempre e vizinho ao edifício Chopin, onde o antiquário esteve por 25 anos até sua chegada a São Paulo.

Foi lá que Arnaldo guardou suas primeiras aquisições, frutos de garimpos únicos no interior da Europa, em fazendas, feiras e leilões – locais especiais para encontrar mobiliários de muita história. Há sete anos, sua base passou a ser São Paulo, mas a oficina de restauração, a Oficina São José, segue no Rio de Janeiro. Ele mantém contato diário com a unidade carioca e seus fornecedores ao redor do mundo.

BAÚS E MÓVEIS DE FAZENDA

Baús, mesas e cadeiras em madeira, porcelanas… toda aquisição é bem-vinda em suas viagens dedicadas à seleção de peças. “Os baús são uma marca minha, móveis de fazenda também me atraem muito. Escadas, mesas de aparato, cômodas, todo o mobiliário.”

Para comemorar 40 anos de trajetória, Arnaldo lançou o livro de crônicas “Vida de Antiquário”, com dois volumes : “O Viajante” e “O Antiquário”. O primeiro deles é composto por crônicas de Arnaldo sobre passagens memoráveis da carreira. Já o segundo é uma retrospectiva ilustrada de seu trabalho, parcerias com arquitetos e curadorias institucionais. O projeto editorial da obra é de Clarissa Schneider.








*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.

O post O conjunto da obra apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário