Os índices de ações de Wall Street caíam nesta quinta-feira (17), com dados econômicos mistos e comentários duros de uma autoridade do Federal Reserve, que alimentaram preocupações de que o banco central poderia não aliviar o aperto agressivo de sua política monetária.
O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, disse que os aumentos de juros até agora “tiveram apenas efeitos limitados na inflação observada”, e que o banco central precisa continuar aumentando a taxa em pelo menos mais um ponto percentual completo.
Leia também: Daly diz que é “razoável” taxa de juros máxima do Fed de 4,7% a 5,2%
Os comentários de Bullard vieram depois de números fortes de vendas no varejo na quarta-feira (16) alimentarem a preocupação de que o Fed continuaria a aumentar os custos de empréstimos, mesmo que evidências de arrefecimento da inflação deem ao banco central espaço para reduzir o tamanho dos aumentos.
Várias outras autoridades do Fed também enfatizaram nos últimos dias a necessidade de continuar aumentando os juros, embora a um ritmo mais lento.
“O Fed está tentando garantir que o mercado não se antecipe muito”, disse Tim Holland, diretor de investimentos da Orion Advisor Solutions.
“Eles estão tentando caminhar nesta corda bamba retórica onde, entre reuniões e grandes dados, estão lembrando ao mercado que ainda estão apertando.”
Às 12:59 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,81%, a 33.282,83 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,99%, a 3.919,63 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,82%, a 11.091,83 pontos.
O post Wall Street cai com dados econômicos mistos e visão dura de autoridade apareceu primeiro em Forbes Brasil.