O alecrim é uma planta aromática que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Além de mandar para longe o cansaço e a fadiga, a erva também ajuda a melhorar o funcionamento do sistema nervoso, a proteger o fígado, aliviar dores das cólicas menstruais, melhorar a circulação sanguínea, favorecer a digestão dos alimentos, reduz a formação de gases e também serve como um antioxidante.
Aliás, quando o assunto é problemas respiratórios, o alecrim é usado como expectorante, aliviando tosses com muco. Ele ainda é capaz de varrer os radicais livres do organismo, devido ao seu poder analgésico, que quando é usado na forma de compressas, reduz as dores do reumatismo e tem ação cicatrizante.
Veja a melhor forma de usar o alecrim para trazer benefícios para sua saúde:
Para conseguir os efeitos medicinais do alecrim, é possível utilizá-lo seco quanto fresco. Na primeira opção, 1 colher (chá) rasa das folhas é suficiente para 1 xícara (chá) de água. Caso o alecrim fresco seja a opção, 1 colher (chá) rasa das folhas, com um pedaço do ramo de aproximadamente 5 cm, é o ideal para cada xícara (chá). Tome 1 ou 2 xícaras (chá) da bebida por dia. É importante lembrar que o alecrim não deve ser consumido por gestantes em remédios caseiros.
Chá para combater o estresse e o cansaço
Ingredientes:
1 xícara (chá) de água1 colher (chá) de alecrim
Modo de fazer: Ferva a água e acrescente a erva. Tampe e deixe agir por 5 minutos. Beba em seguida.
Chá para artrite
Ingredientes:
1/2 colher (chá) de folhas frescas de alecrim1/2 colher (chá) de folhas frescas de boldo1/2 colher (chá) de folhas e flores secas de camomila1/2 colher (chá) de folhas secas de carqueja1 litro de águaMel a gosto
Modo de fazer: Em uma panela, coloque as ervas e a água e leve para ferver por 5 minutos. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 1 xícara (chá) após as principais refeições (almoço e jantar).
Chá para cólica menstrual
Ingredientes:
1 colher (sopa) de folhas e flores secas de camomila1/2 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce1/2 colher (sopa) de ramos frescos de alecrim2 copos (250ml cada) de água fervente
Modo de fazer: Em uma panela, coloque a camomila, a erva-doce e o alecrim. Despeje a água fervente, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Em seguida, coe e beba 2 copos (200ml cada) por dia.
Para aliviar a TPM (tensão pré-menstrual)
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de sementes secas de erva-doce2 colheres (sopa) de ramos frescos de alecrim1/2 litro de água
Modo de fazer: Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras (chá) por dia.
Contraindicações do alecrim
O alecrim traz muitos benefícios ao organismo, contudo, não é recomendável consumir o chá doses elevadas, pois a bebida pode causar gastrite e nefrite (inflamação no rim). Além disso, o chá é contraindicado em casos de diabete, hipertensão, gravidez, doenças inflamatórias da pele e hipertrofia da próstata.