A Black Friday é uma data muito esperada pelos consumidores, afinal, é nesse período que diversos produtos e serviços entram em desconto. Mas, são os smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos os produtos de desejo de grande parte dos brasileiros.
Prova disso é que essas categorias lideram os volumes de buscas durante os dias que antecedem a Black Friday. Abaixo, você confere a lista dos itens que geralmente são os mais procurados:
1. Smartphones
No primeiro lugar da lista de produtos de desejo na Black Friday estão os smartphones que foram responsáveis por 40% das compras realizadas em 2019. E não é à toa, já que o Brasil é um dos 5 países onde as pessoas mais usam o celular.
2. Televisores
As TVs sempre estiveram entre os itens de desejo dos brasileiros e devem fazer ainda mais sucesso este ano em razão da Copa do Mundo.
3. Eletroportáteis
Os eletroportáteis são os equipamentos elétricos que podem ser facilmente transportados, como liquidificadores, cafeteiras, fritadeiras e sanduicheiras, por exemplo.
4. Informática
Em quarto lugar estão itens de informática como computadores e notebooks, além de produtos relacionados como HD externo, monitor, mouses e teclado.
5. Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos também são produtos muito procurados, principalmente porque o valor costuma ser mais acessível durante a Black Friday.
Outros produtos buscados
Além desses itens, a lista dos produtos de desejo dos consumidores na Black Friday inclui ainda: roupas, perfumes e cosméticos, tênis, acessórios, ferramentas, livros, jogos e brinquedos.
Dicas para a Black Friday
A Black Friday é uma ótima oportunidade de economizar (e muito!) nas compras. No entanto, é preciso ter atenção para não cair em armadilhas e acabar ficando no prejuízo. Por isso, o Procon-SP divulgou algumas dicas sobre cuidados que todo consumidor deve adotar antes, durante e após as compras. Veja abaixo:
Avalie seu orçamento
Antes de realizar a compra, avalie a sua situação financeira e se o valor for comprometer as contas do próximo mês, não compre!
Pesquise sobre a empresa
Para evitar possíveis fraudes, consulte o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e verifique a sua reputação em sites confiáveis como o Reclame Aqui ou o próprio Procon.
Atenção ao pagamento
Ao fazer o pagamento por boleto bancário, confira todos os dados, como o nome da empresa, data de vencimento e CNPJ. Ao pagar via Pix, fique atento ao nome do destinatário.
Direito de arrependimento
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito do cliente se arrepender, devolver um produto em até sete dias e receber seu dinheiro de volta.
Atraso na entrega
Em casos de atraso ou ausência de entrega, o Procon-SP recomenda entrar em contato com a empresa responsável. Mas, se ela não resolver o problema, o consumidor deve abrir uma reclamação no órgão de defesa.