Com o mercado corporativo em constante evolução, a disputa pelos melhores candidatos está cada vez mais acirrada. Assim, as empresas que querem se destacar e conquistar os talentos mais cobiçados precisam repensar suas ações e implementar a inovação nos processos de recrutamento e seleção.
Com a pandemia, o uso de ferramentas para promover o recrutamento remoto se intensificou e, como consequência, a digitalização passou a ser vista como um diferencial tecnológico. De acordo com pesquisa realizada em 2022 pelo Infojobs, 53% das empresas já contratam de maneira 100% digital, enquanto 24% das que ainda não aderiram ao modelo de seleção pretendem contratar um software até o início de 2023.
Para apoiar as companhias nessa transformação digital, o Infojobs, referência em soluções digitais para recrutamento, desenvolveu o PandaPé, ATS (Applicant Tracking System) que agiliza e humaniza os processos de
recrutamento e seleção, além de oferecer uma boa experiência aos candidatos.
Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, afirma que humanizar os processos de recrutamento é uma necessidade urgente.
“Precisamos disso para ontem, e o PandaPé pode automatizar métodos e tarefas dos recrutadores para que eles passem a direcionar seu foco para as pessoas.”
Plataformas completas de recrutamento embarcam várias tecnologias, como filtros inteligentes, feedbacks automatizados e personalizados, fluxo de aprovação dos candidatos e testes de qualificação. O uso desses softwares possibilita uma análise mais precisa dos candidatos e, consequentemente, contratações mais ágeis e assertivas.
Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Infojobs, 98% dos recrutadores reconhecem que a tecnologia para RH tem potencial de facilitar a rotina e impactar positivamente as contratações; 86% dos recrutadores afirmam que, com a implementação da tecnologia, houve uma redução no tempo gasto para fechar uma vaga.
Vale ressaltar que a inteligência artificial não irá substituir o profissional de RH, uma vez que a gestão da ferramenta é feita exclusivamente pelos recrutadores. Com a tecnologia, esses profissionais obtêm mais informações para direcionar seus olhares para o capital humano. Ela é, portanto, uma grande aliada.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post A inovação como agente transformadora do RH apareceu primeiro em Forbes Brasil.