O Ibovespa iniciou o pregão de hoje (26) em queda de 1,36%, aos 113.129 pontos, por volta das 10h24 (horário de Brasília). Por aqui, investidores aguardam a decisão de política monetária do Banco Central. A expectativa é de que a autarquia anuncie a manutenção da Selic pela segunda reunião consecutiva.
Para conter a inflação, o BC promoveu um ciclo agressivo de aperto monetário. A escalada começou em março de 2021, com a Selic em 2%. Atualmente, a taxa básica de juros está a 13,75%. Ao interromper a alta no mês passado, o BC afirmou que não hesitará em retomar as elevações nos juros se a redução da inflação não transcorrer como o esperado.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Em relatório, a XP Investimentos cita que houve poucas mudanças no balanço de riscos para a inflação desde o último Copom (Comitê de Política Monetária). Os dados vieram relativamente equilibrados e as projeções de inflação do comitê “provavelmente não mudaram muito.”
Para os economistas Caio Megale e Tatiana Nogueira, as expectativas de inflação do mercado 2023 vêm convergindo gradualmente, sugerindo que o planejamento do Copom está funcionando. “Entendemos que o Copom manterá a taxa Selic em 13,75% e manterá o comunicado que acompanha a decisão praticamente inalterada.”
Para a XP, o único ajuste seria para indicar que 2024 tem a mesma relevância que 2023 na condução da política monetária.
Entre os dados econômicos, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou hoje que o Brasil abriu 278.085 vagas formais de trabalho em setembro. O dado do mês passado é fruto de 1,927 milhão de admissões e 1,648 milhão de desligamentos.
O saldo ficou abaixo dos 330.177 postos abertos no mesmo mês de 2021, de acordo com a série ajustada, mas superou a expectativa em pesquisa da Reuters, de criação de 260 mil empregos.
A atenção do investidor local também está nos balanços corporativos. Nesta manhã, o Santander Brasil disse que seu lucro líquido do terceiro trimestre caiu 23,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior, uma vez que as provisões para perdas com empréstimos aumentaram em meio a taxas de juros mais elevadas, o que pressionou a margem com mercado.
As ações do banco (SABN11) caem mais de 6% no pregão desta manhã, sendo a maior queda do Ibovespa.
Nos Estados Unidos, os futuros recuam, após Wall Street fechar em alta na véspera. Dados econômicos fracos sugerem que a política monetária agressiva do Federal Reserve tem surtido efeito, enquanto a queda dos rendimentos dos Treasuries impulsionaram a força do rali.
Um conjunto de balanços mistos e previsões pessimistas, fatores geralmente negativos para os mercados, sugeriu que a enxurrada de ajustes dos juros do banco central norte-americano começa a ser sentida, o que alimenta esperanças de que o Fed possa reduzir o tamanho das elevações dos custos de empréstimos após a sua reunião de política monetária de 1 a 2 de novembro.
Ontem (26), após o fechamento do mercado, a Alphabet, controladora do Google, divulgou uma receita trimestral abaixo das estimativas de Wall Street, uma vez que os anunciantes cortaram gastos diante da desaceleração econômica.
Os dados reforçam as preocupações de analistas de que a inflação continuará prejudicando os investimentos em publicidade. Na semana passada, a Snap anunciou sua menor taxa de crescimento de receita, o que a fez perder cerca de US$ 40 bilhões em valor de mercado.
Já o serviço de streaming de áudio Spotify superou as estimativas de Wall Street para receita e ganhos de assinantes no terceiro trimestre, mas disse que as condições econômicas desafiadoras levaram a um crescimento de receitas com publicidade mais lento do que o previsto.
A Spotify disse que as margens do terceiro trimestre ficaram abaixo da previsão, culpando “alguma suavidade na publicidade”, flutuações cambiais e pagamentos retroativos de royalties a compositores e editores de música.
O dólar avança 0,12% frente ao real, a R$ 5,3244. (Com Reuters)
> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
O post Ibovespa abre em queda de 1% à espera de Copom apareceu primeiro em Forbes Brasil.