EUA registram crescimento sólido do emprego em setembro; taxa de desemprego cai para 3,5%

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Brian Snyder/Reuters

Placa sinaliza oportunidade de emprego em Cambridge, Massachusetts

Os empregadores norte-americanos contrataram mais trabalhadores do que o esperado em setembro, enquanto a taxa de desemprego caiu para 3,5%, apontando para um mercado de trabalho apertado que mantém o Federal Reserve em sua agressiva campanha de aperto da política monetária por um tempo.

A economia norte-americana abriu 263.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, disse o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego de hoje (7). Os dados de agosto, com 315.000 postos de trabalho criados, não foram revisados.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Os economistas consultados pela Reuters previam abertura de 250.000 vagas de emprego, com as estimativas variando de 127.000 a 375.000.

A taxa de desemprego era de 3,7% em agosto.

Com o mercado de trabalho ainda apertado, os ganhos salariais permaneceram sólidos. A renda média por hora aumentou 0,3% após um aumento semelhante em agosto. Isso reduziu o aumento anual dos salários para 5,0%, de 5,2% em agosto.

O mercado de trabalho tem sido em grande parte resiliente aos custos maiores de empréstimo e às condições financeiras mais apertadas, com economistas dizendo que as empresas estão relutantes em demitir trabalhadores após as dificuldades de contratação no ano passado, quando a pandemia de Covid-19 forçou algumas pessoas a saírem da força de trabalho, em parte devido a doenças prolongadas causadas pelo vírus.

Enquanto dados governamentais desta semana mostraram que a abertura de vagas caiu em 1,1 milhão, o maior declínio desde abril de 2020, para 10,1 milhões no último dia de agosto, ainda há 4 milhões a mais de vagas do que norte-americanos desempregados. Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Fornecimento na quarta-feira também mostrou que vários fornecedores de serviços relataram escassez de mão-de-obra em setembro.

Mas com os obstáculos dos custos de empréstimos maiores e o aumento lento da demanda, economistas esperam que as empresas recuem significativamente nas contratações. Os economistas dizem que as empresas estão preenchendo as vagas em aberto à medida que lutam para expandir o número de funcionários para atender ao aumento da demanda por seus produtos, impulsionando os ganhos de empregos.

O banco central dos Estados Unidos aumentou sua taxa de juros de quase zero no início deste ano para a faixa atual de 3,00% a 3,25%, e no mês passado sinalizou que mais aumentos grandes estavam a caminho este ano.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

O post EUA registram crescimento sólido do emprego em setembro; taxa de desemprego cai para 3,5% apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário