É possível ser amigo de um ex? Psicólogo dá dicas

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read
Getty Images

Ficar amigo de um ex pode ser uma montanha-russa emocional. Como saber se é o certo para você?

Muitas pessoas chegam à terapia pensando na amizade com um ex. Eles fazem perguntas como:

“Nossa amizade é perfeita. Devemos dar uma nova chance para a gente?”
“Devo contar ao meu parceiro atual que namorei um dos meus amigos mais próximos?”
“Meu ex que virou meu amigo tem segundas intenções?”
“Meus amigos acham que eu não deveria estar falando com meu ex, mas somos apenas amigos agora. O que pode dar errado?”
“Estou começando a passar muito tempo mandando mensagens para meu ex. A conversa fica com tom de flerte. O que está acontecendo?”

Leia mais: Como lidar com as consequências emocionais de levar um “ghosting”

Embora seu relacionamento com seu ex tenha terminado, o conforto provavelmente ainda está lá. Vocês passaram tanto tempo juntos, aprenderam os gostos e desgostos um do outro e desenvolveram uma química um com o outro. Como você pode cortar isso da sua vida?

Muitas pessoas confiam em ser amigas do ex para aliviar a dor de um rompimento. Embora um relacionamento platônico pareça uma ótima maneira de manter um ex em sua vida sem ser íntimo, ele pode levar a várias situações desafiadoras.

Aqui estão três coisas para se perguntar antes de decidir continuar amigo de um antigo par romântico:

1. O que você valoriza na sua amizade com seu ex?

Um estudo publicado na Personal Relationships mostrou que as pessoas optam por permanecer amigos de seus ex por quatro motivos:

Segurança
Praticidade
Educação
Sentimentos não resolvidos

De acordo com a pesquisa, ficar amigo de um ex por segurança e praticidade tem mais chances de ter resultados positivos.

Quando você conhece alguém intimamente, você confia nele e confia nele para apoio emocional e ajuda. As amizades que nascem da vontade de estar ao lado um do outro em tempos difíceis são sinceras. Se esta é a situação entre você e seu ex, é improvável que a amizade cause problemas para você.

Da mesma forma, se vocês têm um filho juntos ou compartilham o mesmo local de trabalho, a amizade é baseada em uma necessidade prática – se dar bem. Essas amizades também podem ser gratificantes e podem tornar a vida mais fácil.

Por outro lado, se você é amigo de seu ex apenas por educação entre vocês ou porque um de vocês nutre sentimentos românticos não resolvidos em relação ao outro, a amizade pode ficar confusa.

Amizades baseadas na educação provavelmente não durarão tanto, e as que vêm de desejos românticos não resolvidos podem levar a um coração partido e ciúme. Então, seja honesto consigo mesmo: por que você quer ter seu ex em sua vida?

2. Quanto tempo se passou desde a separação?

Depois de um rompimento, é importante que você dê um tempo de um ex para conseguir colocar um ponto final na história. É quando você se faz perguntas como:

O que realmente deu errado?
O que posso aprender com esse relacionamento para que eu possa melhorar como pessoa?
Meu ex é responsável por como estou me sentindo agora?
Existem alguns pontos que eu preciso observar no futuro?

Se você e seu ex permanecerem amigos íntimos desde o momento em que se separaram, você impedirá o processo de fechamento e cura do rompimento.

Embora possa ser reconfortante sentir que você não perdeu completamente aquela pessoa, essa é uma maneira perigosamente fácil de cair em um padrão de relacionamento com seu ex, que também pode estar buscando conforto e validação em você. A linha entre romântico e platônico se torna muito difícil de ver quando o rompimento está fresco em sua mente.

De acordo com um estudo publicado na “Family Relations”, relacionamentos com idas e vindas são altamente estressantes e podem levar a problemas sérios como depressão e ansiedade.

Há também a possibilidade de que um (ou ambos) de vocês se envolva em relacionamentos. Ser amigo de um ex que está superando o relacionamento é como esfregar sal em suas feridas e não ajuda ninguém envolvido.

Dê tempo a si mesmo para se curar antes de considerar a possibilidade de ser amigo de um ex. Não há nada de egoísta em querer ser gentil consigo mesmo depois de um rompimento.

3. O que essa amizade significará para seus futuros relacionamentos românticos?

Vamos colocar a questão na mesa: essa pessoa é ex por um motivo.

Um término é um sinal claro de que seu relacionamento não funcionou da maneira que você esperava. Você deu tudo de si, mas depois desistiu da ideia de ser um casal.

Isso não significa que agora você está destinado a ser solteiro para sempre. Você ainda vai conhecer novas pessoas e formar novos relacionamentos.

A última coisa que você quer fazer é começar a namorar alguém novo e descobrir que seu ex continua ligando ou mandando mensagens de texto para você quando você sai com alguém.

Encontrar ou conversar regularmente com um ex pode sinalizar para um novo parceiro que você não o superou ou está carregando a bagagem de um relacionamento antigo com o qual ele pode não querer lidar.

Mesmo que a nova pessoa não seja desencorajada pela amizade, você deve a ela ser sincero e presente no novo relacionamento. Pergunte a si mesmo como você vê esses cenários se desenrolando:

Como seu ex provavelmente reagirá ao seu novo parceiro?
Como você responderá às perguntas de seu novo parceiro sobre seu ex?
Quão confortável você ficará em apresentar seu ex ao seu novo parceiro?
Como você se sentirá ao contar ao seu ex sobre seu novo parceiro?

Se essas perguntas não o deixarem desconfortável, você poderá manter uma amizade com um ex sem que isso afete seus relacionamentos futuros.

Conclusão

Você não está sozinho em querer ser amigo de seu ex, e não há nada inerentemente errado com isso. Ex-namorados podem ser bons amigos que sabem como apoiar, motivar e cuidar de você. No entanto, cada situação é única. Não se apresse, pergunte a si mesmo o que você quer da amizade e certifique-se de que seu ex permaneça no passado quando se trata de seu futuro romântico.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O post É possível ser amigo de um ex? Psicólogo dá dicas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário