O ritmo de semeadura de trigo de inverno na Ucrânia para a safra de 2023 é três vezes menor do que os números do ano passado, mostraram dados fornecidos hoje (4) pelo Ministério da Agricultura ucraniano.
As fazendas semearam 1,1 milhão de hectares de trigo de inverno até 3 de outubro, ou 27% da área esperada, em comparação com 3,1 milhões de hectares na mesma data em 2021, mostraram os dados.
Leia também: Safra de trigo da Ucrânia em 2023 deve cair para 15 milhões de toneladas
O ministério não deu nenhuma razão para a diminuição. Autoridades e analistas locais dizem que chuvas na maior parte do país e a falta de recursos são as principais razões para o atraso.
O ministério não forneceu uma previsão da área de trigo de inverno de 2023, embora o ministro da Agricultura Mykola Solsky tenha dito à Reuters em agosto que a área pode cair para 3,8 milhões de hectares, de 4,6 milhões um ano, antes por causa da invasão da Rússia.
A consultoria Barva Invest, com sede em Kiev, disse no mês passado que a área semeada com trigo de inverno pode totalizar cerca de 3,4 milhões de hectares, 10,5% menos do que o ministro da Agricultura esperava.
A Ucrânia semeou mais de 6 milhões de hectares de trigo de inverno para a colheita de 2022, mas uma grande área foi ocupada pelas forças russas desde a invasão em fevereiro.
O ministério disse em comunicado que os agricultores também semearam 96.000 hectares de cevada de inverno, ou 14% da área prevista, e 35.000 hectares de centeio, ou 41% da previsão.
O órgão também disse que os agricultores completaram a semeadura de colza de inverno, com um total de 989.000 hectares.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
O post Semeadura de trigo de inverno na Ucrânia é três vezes menor do que 2021 apareceu primeiro em Forbes Brasil.