Indo para uma casa nova? Confira essas dicas indispensáveis

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Na hora de escolher uma casa nova, é necessário ponderar sobre diversos fatores. Alguns deles, como o número de dormitórios e o tipo de imóvel desejado, costumam inclusive vir à mente logo que pensamos em mudar para um novo lar.

Porém, existem também outras questões importantes para pensar neste momento e que nem sempre são lembradas. Então, veja a seguir algumas dicas para fazer uma boa escolha antes de se mudar para uma casa nova:

Reflita sobre a sua intenção com a casa nova

Segundo a arquiteta Tery Kanakura, um exemplo de aspecto que precisa ser lembrado na hora da escolher de uma casa nova é a intenção com o imóvel.

Isso porque algumas pessoas compram uma casa ou apartamento para passar a vida inteira, mas não consideram que, como se pretende envelhecer no imóvel, podem ser necessárias futuras adaptações para que seja compatível com as necessidades dos seus habitantes.

Além disso, a especialista ainda diz que é preciso considerar se você tem a intenção de fazer modificações no ambiente e se ela será possível. Em alguns apartamentos, por exemplo, não se pode retirar paredes, mesmo que os novos moradores queiram.

Não se esqueça das questões emocionais e psicológicas

Além de considerar os aspectos práticos, devemos pensar nos elementos emocionais e psicológicos relacionados ao imóvel. De acordo com a arquiteta, a existência da sensação de bem-estar durante a permanência no imóvel, por exemplo, é muito importante nesse sentido.

Outra questão emocional e psicológica que deve ser considerada, segundo Tery, é a da sensação de segurança, já que, quando não sentimos isso na nossa própria casa, podemos acabar afetando diversas áreas da nossa vida.

Considere a vizinhança

Para Tery, a vizinhança pode ser até mais importante do que a casa nova em si, viu? “Considerar as necessidades dos integrantes da família é de fundamental importância nesse aspecto. Uma família com crianças, por exemplo, pode priorizar estar próxima a um hospital ou escola infantil, enquanto uma família composta de um casal sem filhos pode priorizar a proximidade com o trabalho”, explica.

Pense nas finanças

Claro que todo mundo pensa no preço na hora de escolher uma casa nova, não é mesmo? Porém, em alguns casos, existem detalhes que podem ser esquecidos.

Segundo Tery, muitas pessoas podem acabar saindo no prejuízo ao financiar um imóvel por vários anos, por exemplo. “Em um imóvel financiado por muitos anos, o valor pago é superior ao preço acordado devido aos juros de financiamento bancário e muitas vezes esse valor não acompanha a valorização do imóvel, o que implica indiretamente em um prejuízo”, diz a especialista.

Algumas questões financeiras devem ser levadas em conta na escolha da casa nova – Foto: Shutterstock

Além disso, outros erros relacionados às questões financeiras também são muito comuns. De acordo com Armando Botelho, diretor comercial de uma sociedade de crédito imobiliário, um dos principais é a não observação das certidões do imóvel escolhido e dos vendedores.

“Alguns apontamentos presentes nessas certidões podem recair sobre o imóvel mesmo após a venda, o que pode levar o comprador a gastos extras, dores de cabeça para a solução de embaraços jurídicos e até a perda do imóvel”, explica Armando.

Quando o imóvel é financiado por uma instituição de crédito imobiliário, como um banco ou uma fintech, é feita a retirada e análise destas certidões e é emitido um laudo por advogado que certifica que o imóvel está livre de ônus e riscos jurídicos.

Porém, como explicado pelo profissional, mesmo que ele não seja financiado por esses agentes, também dá para contratar esse serviço à parte com algumas imobiliárias e escritórios jurídicos.

Com essas dicas, você vai conseguir fazer uma escolha muito mais acertada na hora de adquirir um novo lar!

Fontes: Tery Kanakura, arquiteta; e Armando Botelho, diretor comercial da Creditú.

Deixe um comentário