Hoje, o mercado financeiro conta com diversas formas de investimento, cada um com suas particularidades. Mas, para buscar uma estratégia de investimento que combine com os seus objetivos, você precisa definir o seu perfil de investidor.
Esse perfil está relacionado ao nível de risco que cada investidor está disposto a assumir em busca de um alto retorno financeiro. Assim, existem os conservadores, os moderados e os arrojados.
A tolerância ao risco define o perfil de investidor – Foto: Shutterstock
Contudo, para que você possa identificar o seu perfil de investidor sem complicação, listamos as principais características de cada um deles abaixo:
1. Perfil conservador
O investidor conservador prefere proteger seu patrimônio, investindo em opções que oferecem baixo risco de perdas. Para isso, priorizam aplicações de renda fixa, como CDB’s e o Tesouro Direto.
2. Perfil moderado
Ao contrário do conservador, o investidor moderado já aceita correr algum risco a fim de obter maior rentabilidade. Ainda assim, são pessoas que prezam pela segurança. Com isso, costumam conciliar investimentos de renda fixa com variáveis, como ações e fundos imobiliários.
3. Perfil arrojado
O perfil arrojado, também chamado de agressivo, é aquele que não tem medo de tomar riscos ao investir. Portanto, são pessoas que preferem apostar nas aplicações mais rentáveis, mesmo que haja grande chance de perder dinheiro.
Para essa categoria, é recomendado investir em aplicações de renda variável, que prometem ganhos elevados.
E então: conseguiu identificar o seu perfil de investidor?