Após anos usando redes sociais que oferecem ferramentas como filtros que melhoram a aparência ou editores de fotos e vídeos, como seria usar um aplicativo que te obriga a postar fotos 100% reais? Embora pareça estranho alguém propor isso, essa rede já existe e se chama Be Real.
Criado na França, o app entrou para as listas dos mais baixados nos Estados Unidos e acabou chamando a atenção também dos brasileiros. Isso porque, atualmente, a maior tendência das redes sociais é postar fotos sobre uma vida perfeita, sem defeitos e integralmente clicável. Mas sabemos que as coisas não são bem assim, né?!
E foi a partir desse pensamento de “vida real” que surgiu o Be Real — ‘seja real’, em português. Hoje, a plataforma já conta com milhões de usuários em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais popular, afinal, resgata o sentimento de realidade.
Dessa forma, ao verem fotos reais, os usuários pensam que não estão sozinhas nas “feiuras” do dia a dia — como aquele cabelo bagunçado ou um prato de comida nem tão aesthetic, sabe?
Como usar o Be Real?
Assim como em qualquer outra rede social, ele pede alguns dados simples para fazer o cadastro e também dá a opção de sincronizar com os seus contatos, a fim de fazer novos amigos que também já estão por lá. Com o login feito, você começa a usar o app e vai descobrindo suas principais regras e ferramentas.
Uma das principais é a respeito do uso da câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. Dessa forma, o aplicativo captura o que está na sua frente, ou seja, o que você está fazendo naquele momento e, também, como você está. Feita essa foto, não é possível editá-la.
As publicações são únicas e diárias e é o próprio Be Real que manda uma notificação ao usuário informando que é hora de postar a foto real. Ao tocar, você tem dois minutos para capturar e postar sua postagem. Ou seja, nada de cenários nem poses perfeitas. Tem que ser tudo real — ainda bem!