As hard skills, ou habilidades técnicas, costumavam ser mais valorizadas do que as soft skills no ambiente de trabalho. Mas isso mudou significativamente nos últimos anos. De acordo com Rohan Rajiv, diretor de gerenciamento de produtos do LinkedIn, “as soft skills básicas tornaram-se ainda mais importantes devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho.”
Segundo ele, as habilidades sociais foram requisitadas em 78% dos anúncios de empregos globalmente nos últimos três meses. Mas não se trata apenas de recrutar funcionários com as habilidades certas. As empresas também estão se concentrando na qualificação das pessoas para lidar com as habilidades sociais e emocionais que estão em alta demanda.
Conforme relatado em uma pesquisa da McKinsey, a proporção de companhias que abordam pautas como empatia e habilidades interpessoais dobrou em 2020. Entre 2019 e 2020, capacidades de liderança e gestão se tornaram prioridade para a maioria das empresas, saltando dez pontos percentuais ano a ano, de 40% a 50%.
As soft skills geralmente se referem a habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas. Por outro lado, as hard skills são as capacidades técnicas que podem ser quantificadas e medidas – normalmente, os funcionários podem adquirir esse conhecimento por meio de cursos formais, treinamentos e experiências. Com base em dados recentes do LinkedIn, as hard skills podem ajudar a chamar a atenção de um recrutador, mas são as soft skills que te ajudam a conseguir o emprego.
De fato, 45% de todos os empregos anunciados no LinkedIn Premium nos últimos três meses mencionam a importância das habilidades de comunicação. E mais de 61% dos profissionais dizem que as soft skills no local de trabalho são tão importantes quanto as hard skills.
As habilidades sociais estão sendo mais requisitadas do que nunca. Saiba o porquê disso e como você pode aproveitar esse movimento para preparar sua carreira para o futuro.
Soft skills proporcionam longevidade na carreira
As capacidades técnicas só te levam até certo ponto na carreira. Para realmente subir, você precisa de habilidades que são mais difíceis de medir, mas muito importantes para o sucesso. No relatório Global Talent Trends do LinkedIn de 2019, 89% dos recrutadores disseram que quando uma contratação não dá certo, geralmente é pela falta de habilidades sociais.
Embora a maioria das pessoas seja contratada por suas capacidades técnicas, são as capacidades sociais que ajudam a ter “longevidade na carreira”, diz Alexandra Levit, autora de Humanity Works: Merging Technologies and People for the Workforce of the Future (“Humanidade no Trabalho: Mesclando Tecnologias e Pessoas para a Força de Trabalho do Futuro”).
Levit define esse termo como a capacidade de adquirir as habilidades, o conhecimento e a mentalidade necessários para ser um membro da equipe engajado e produtivo. “Para que alguém tenha sucesso daqui a dez anos, precisa ser resiliente e capaz de se reinventar em diferentes ambientes de aprendizado.”
Servem para todo tipo de emprego
As competências técnicas mudam constantemente, mas as soft skills permanecem com você ao longo da sua carreira. Isso porque elas são relevantes, podem ser usadas em diversas situações e mantêm o indivíduo altamente empregável. Além disso, as habilidades sociais são desejáveis porque, se você já as possui, seu empregador não precisa treiná-lo. Como resultado, você pode começar a trabalhar com mais facilidade e fazer contribuições valiosas. Rajiv acrescenta: “Embora as empresas geralmente ofereçam treinamento em hard skills, as habilidades sociais fornecem a base sobre a qual podemos continuar desenvolvendo outras capacidades, e é por isso que elas são tão procuradas agora”. Como podem ser usadas em uma variedade de funções e empregos, as soft skills também facilitam a mudança de carreira, independentemente do setor ou da empresa para a qual você deseja mudar.
Leia também: As principais habilidades para os profissionais C-Level
São essenciais para o trabalho remoto
Com as empresas mudando para modelos de trabalho híbridos ou remotos, as soft skills tornaram-se tão importantes quanto o conhecimento técnico. A comunicação e a colaboração tornaram-se prioridade porque essas habilidades são vitais para ter sucesso em um mundo virtual. Além disso, com posições remotas em alta demanda, o banco de talentos está cada vez mais lotado. Muitos candidatos terão qualificações e habilidades técnicas semelhantes. Ao destacar suas habilidades sociais, você terá uma vantagem competitiva para conseguir o emprego que realmente deseja.
Desde a pandemia, as soft skills não são mais opcionais. Elas são essenciais para ser contratado e ter sucesso no local de trabalho hoje. Ao manter essas habilidades afiadas, você poderá se destacar, permanecer competitivo e preparar sua carreira para o futuro.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
O post Por que as soft skills são as habilidades mais procuradas no momento apareceu primeiro em Forbes Brasil.