Beber quatro ou mais xícaras de chá pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wuhan descobriram em um novo estudo divulgado no sábado, enquanto os pesquisadores continuam analisando os potenciais benefícios para a saúde do chá e do café.
Adultos que bebem quatro ou mais xícaras de chá preto, verde ou Oolong têm um risco 17% menor de diabetes tipo 2 durante um período de 10 anos, de acordo com o estudo, apresentado na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes em Estocolmo, Suécia.
Leia mais: Quando o ganho de peso auxilia o tratamento do câncer de pulmão
Cada xícara adicional de chá por dia foi associada a uma redução de 1% no risco de diabetes tipo 2, de acordo com o estudo, que contou com 19 análises de colegas de mais de 1 milhão de adultos de oito países.
Adultos que bebem entre uma e três xícaras por dia foram 4% menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2 do que adultos que não bebem chá, enquanto adultos que bebem quatro ou mais xícaras reduzem seu risco em 17%.
Os pesquisadores acreditam que a redução pode ser o resultado de componentes à base de plantas encontrados no chá preto, verde e Oolong, incluindo compostos chamados polifenóis, que eles acreditam que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue associados ao diabetes.
A descoberta ocorre menos de um mês depois que um estudo do National Institutes of Health com meio milhão de consumidores britânicos de chá descobriu que adultos que bebem pelo menos duas xícaras de chá por dia tinham um risco de morte de 9 a 13% menor do que os que não bebiam chá, incluindo doenças cardiovasculares, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Pesquisadores vêm explorando os potenciais benefícios à saúde de bebidas como chá, café e vinho tinto há décadas, com estudos recentes conectando o aumento do consumo de chá à melhoria da saúde do coração e menor risco de alguns tipos de câncer.
De acordo com um estudo de 2019 realizado por pesquisadores da Universidade de Sichuan, as pessoas que bebem de duas a três xícaras de chá por dia têm menor risco de morte cardíaca, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, além de diabetes tipo 2. Um estudo de 2017 publicado no British Medical Journal ligou o maior consumo de café à redução do risco de mortalidade e doenças cardiovasculares.
O número
75%. Essa é a proporção de pessoas no Reino Unido que bebem pelo menos uma xícara de chá por dia, incluindo 45% que bebem entre duas e cinco xícaras por dia e 13% que bebem seis ou mais xícaras por dia, segundo dados do The Grocer.
Os pesquisadores do novo estudo também se basearam nos dados da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China de mais de 5.000 adultos que não tinham diabetes quando pesquisados pela primeira vez em 1997 e descobriram em uma pesquisa de acompanhamento de 2009 que cerca de 10% tinham diabetes tipo 2, enquanto quase 46% eram bebedores regulares de chá, mas surpreendentemente, não houve mudança significativa no risco de diabetes entre bebedores de chá e pessoas que não bebem chá.
“Nossos resultados são empolgantes porque sugerem que as pessoas podem fazer algo tão simples quanto beber quatro xícaras de chá por dia para diminuir potencialmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2”, disse Xiaying Li, principal autor do estudo e pesquisador da Universidade de Wuhan de Ciência e Tecnologia.
Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
O post Estudo liga o consumo de chá à redução do risco de diabetes apareceu primeiro em Forbes Brasil.