Ultimamente, pessoas de todas as idades têm se interessado em mudar a cor dos cabelos. E não é só aquela mudança mais sutil, pintando os fios de loiro, castanho ou ruivo não, viu? Na verdade, a tendência que tem feito a cabeça de muita gente são os cabelos coloridos em “tons fantasia”, como o verde, roxo, rosa ou até mais de um deles de uma vez, por exemplo.
Entre essas cores, a mais popular é o azul, segundo a hairstylist Eliane Pavini. “Talvez seja pela influência da cor do céu na vida das pessoas. O azul proporciona uma energia diferente ao visual, por isso, ele tem uma força mais potente nas escolhas”, comenta a especialista.
Existem várias formas de usar os cabelos coloridos com esses “tons fantasia”. Dá para colorir o cabelo todo, focar em algumas mexas ou até mesmo deixar o colorido na nuca. Porém, é comum surgir a dúvida: pessoas com qualquer tipo de cabelo podem pintar os fios com essas cores mais marcantes? Assim, veja a seguir a resposta para essa questão, segundo Eliane:
Quem pode usar os cabelos coloridos?
Na verdade, a transformação pode ser feita em qualquer pessoa, de qualquer idade, independentemente do tipo ou cor do cabelo. Porém, a regra máxima é: os fios devem estar saudáveis. Por isso, é bom conferir com um especialista se tem algo que você deve fazer antes da pintura para melhorar a saúde dos seus cabelos.
Na hora de fazer a pintura em si, o processo é simples, viu? Basta descolorir os fios completamente e aplicar a tinta da cor escolhida, o que pode e deve ser feito por um profissional. “Neste processo, é importante que os fios sejam descoloridos por completo, deixando um fundo quase branco. Por isso, não importa o tipo de cabelo que vai receber a cor, mas sim o trabalho que o profissional vai executar, sempre com a preocupação em deixar esse cabelo 100% descolorido, saudável e com os fios íntegros”, diz Eliane
Basicamente, qualquer pessoa pode ter os cabelos coloridos, mas é preciso cuidar bem dos fios — Shutterstock
Apesar de a pintura em si não ser nada tão complicado e pessoas com qualquer tipo de cabelo poderem fazer, é preciso ter em mente que será necessário começar e ter alguns cuidados maiores com os fios após o procedimento.
O uso de produtos específicos e adequados, por exemplo, é algo muito importante no caso de cabelos coloridos. “O shampoo correto e a hidratação constante irão manter a cor por mais tempo e até evitar que desbote mais rápido”, explica a hairstylist.
Então, fica a dica: qualquer tipo de cabelo pode ser colorido com os “tons fantasia”, mas é necessário que os fios estejam bem cuidados e recebam a atenção necessária durante e após a pintura.
Fonte: Eliane Pavini, hairstylist e proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini.