Segundo o WGSN, um dos mais renomados birôs de tendências do mundo, o skinimalismo é uma das principais apostas de beleza para 2022. Ao contrário das rotinas de cuidados com a pele que continham muitos passos e o excesso de produtos, muitas vezes comprados incorretamente, o skinimalismo traz uma proposta de skincare mais minimalista, priorizando a eficiência no lugar da quantidade, com produtos concentrados e fórmulas personalizadas. Seria uma versão do “menos é mais” para a beleza, movimento que ganhou força principalmente neste pós-pandemia, depois que percebemos que não precisamos de tanto para viver.
Antes de qualquer tendência, uma rotina de skincare adequada, na minha opinião, é aquela que prioriza cuidados totalmente personalizados, pensados e prescritos pelo médico dermatologista, que conhece o tipo de pele, as necessidades e as queixas de cada paciente.
Leia mais: O caminho para um rejuvenescimento natural e saudável
A partir do momento em que o paciente entende isso, ele deixa de gastar dinheiro com produtos errados e aplicados sem orientação, que podem, inclusive, provocar reações alérgicas e quadros de acne inflamatória. A imagem de uma prateleira lotada de produtos vencidos, que mal foram usados, dá lugar à compra com inteligência, até porque a pele responde melhor ao tratamento mais direcionado do que ao excesso de produtos que ela não consegue nem absorver.
Outro aspecto importante em relação ao skincare é persistir durante um tempo na rotina prescrita. Muitos pacientes têm dificuldade de usar os produtos até o fim, e acabam trocando ou testando novos produtos sem orientação adequada, que geram resultados mais negativos do que positivos.
É preciso ter em mente, também, que, mesmo nas rotinas mais minimalistas, existem passos fundamentais que precisam ser respeitados. De acordo com os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), limpeza, hidratação e proteção (de manhã) ou tratamento (de noite) não podem ficar de fora dos cuidados diários.
Também gosto muito de incluir um bom antioxidante no skincare, sempre respeitando o tipo de pele do paciente. Infelizmente, não existe um único produto que consiga suprir todas essas funções, porém, existem excelentes produtos multifuncionais, como tônico facial com ativos antiacne ou antioxidante; água micelar que limpa e tonifica; protetor solar com antioxidantes em sua formulação; protetor solar hidratante e protetor solar com cor para quem deseja pular a etapa da base.
Os produtos de maquiagem também aderiram à tendência de múltiplas funções, trazendo fator de proteção solar ao B.B Cream e à base, por exemplo. São muitas as opções disponíveis no mercado, mas, antes de escolher qualquer uma, consulte o seu dermatologista.
Dra. Letícia Nanci é médica do Hospital Sírio-Libanês, médica responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 99 da revista Forbes, em agosto de 2022.
O post Skinimalismo: uma nova tendência de skincare apareceu primeiro em Forbes Brasil.