Berço da cultura beatnik, nos anos 1950, e, mais tarde, da filosofia paz e amor dos hippies, San Francisco é hoje sede das maiores empresas de tecnologia do mundo. Essa cidade californiana tem uma indiscutível veia inovadora. Aproveite a brisa, algumas vezes fria, que sopra da baía de mesmo nome, e deixe San Francisco lhe inspirar.
8h – PRODUTORES LOCAIS: FERRY BUILDING MARKET PLACE
Também vem da cidade a tendência de valorizar produtores locais e optar por alimentos orgânicos. Para começar o dia com um café da manhã natural e reforçado, nada melhor do que visitar o Ferry Building Market Place. O edifício, construído em 1898, além de ser o hub de transporte da cidade há mais de um século, hoje abriga um empório gourmet, com produtores artesanais, além de restaurantes e cafés. Pegue um cupcake recém-saído do forno e não deixe de provar uma xícara do café local da famosa Blue Bottle Cofee Company, antes de caminhar a beira-mar. Se tiver disposição, vá até o píer 39, a cerca de 1,5 km, onde centenas de leões-marinhos param para descansar.
Leia mais: O que fazer em Miami: 24 horas na cidade
9h – PARA ILUMINAR AS IDEIAS: CITY LIGHTS
Desde 1953, quando foi fundada pelo poeta beat Lawrence Ferlinghetti, a livraria City Lights tornou-se ponto de encontro da geração beatnik. Celebre a liberdade de ler livremente o poema “Howl” de Allan Ginsberg, na cadeira do poeta no andar de cima, enquanto avista o beco ao lado que leva o nome de Jack Kerouac e tem placas e grafites com trechos de poemas beats – aliás, um excelente lugar para fotos “instagramáveis”. Bem ao lado está outro marco importante no legado beatnik de São Francisco, o Vesuvio Cafe, onde Jack Kerouac, Dylan Thomas, Allen Ginsberg e Bob Dylan se reuniam.
11h – O CENTRAL PARK DE SAN FRAN: GOLDEN GATE PARK
Com oito quilômetros de extensão, indo dos bairros mais famosos de São Francisco até a costa do Pacífico, o Parque de Golden Gate tem tudo que os locais amam sobre a sua cidade. De bonsais a sequóias, palco de protestos, além de música e espíritos livres. Caminhe por suas enormes áreas verdes, palco de shows e performances durante o Verão do Amor, ou visite o de Young Museum, para apreciar arte e cultura em uma incrível galeria. O parque também abriga a California Academy of Sciences, um instituto de pesquisa e museu de história natural com floresta tropical e aquário no seu interior.
13h – CAFÉ COM UÍSQUE: BUENA VISTA CAFÉ
Inaugurado em 1916, o Buena Vista Café, em San Francisco, tornou-se famoso por introduzir o Irish Coffee, nos Estados Unidos, em 1952. A receita, que leva café, uísque e chantilly, além de manter acordados, aquecia os marinheiros que chegavam à cidade. Depois de experimentar algum prato de frutos frescos do mar, suba em um dos famosos bondinhos, operados por cabos – quase em frente à loja, há um ponto da linha Powell/Mason. Símbolos do sistema de transporte público da cidade quando foram introduzidos, há mais de 150 anos, atualmente, são mais uma atração turística, embora ainda façam parte do sistema de trens municipal. Desembarque próximo a outro ponto turístico da cidade, a Lombard Street, a famosa rua que ziguezagueia entre jardins e charmosas casas em estilo vitoriano.
15h – CENTRO COMERCIAL: UNION SQUARE
Mais famosa praça da cidade, cenário para diversos filmes ambientados em San Francisco, a Union Square leva esse nome, pois foi onde aconteceram manifestações de apoio ao Exército da União durante a Guerra Civil norte-americana. Centro comercial, a região abriga as lojas mais prestigiosas da cidade, como Louis Vuitton, Gucci, Dior, Versace, Chanel, Dolce & Gabbana, Prada, Giorgio Armani, entre outras. Em uma das esquinas há uma moderna e enorme Apple Store.
Mas, além das compras, vale caminhar pelas ruas próximas, como Post, Geary, Powell e Stockton. Seja para comprar ingresso para um espetáculo mais tarde, ou para, simplesmente, observar como a vida acontece no coração de São Francisco.
17h – HOTEL BOUTIQUE: FOUR SEASONS HOTEL
O Four Seasons Hotel San Francisco manteve, pelo 19º ano consecutivo o status de único hotel cinco estrelas concedido pelo Forbes Travel Guide. A reluzente torre de 42 andares possui 277 quartos, 46 dos quais são suítes, recém-reformadas pela boutique de design multidisciplinar Meyer Davis. Além das suítes luxuosas e espaçosas, conta com o MKT Restaurant, que serve coquetéis artesanais, pequenos pratos e frutos do mar sustentáveis – uma verdadeira experiência gastronômica da Califórnia. Mas, se preferir, a cidade tem o maior número de restaurantes com estrelas no Guia Michelin de todos os Estados Unidos. Escolha um deles para jantar, mas, lembre-se de reservar uma mesa com antecedência.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
Reportagem publicada na edição 98, lançada em junho de 2022.
O post O que fazer em San Francisco: um roteiro de 24 horas pela cidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.