Dia do Sexo: 10 benefícios do sexo para sua saúde

  • Post author:
  • Reading time:5 mins read

Você sabia que o sexo, quando consensual e seguro, pode trazer vários benefícios para a sua saúde? Isso mesmo! Segundo especialistas, uma maior longevidade, mais autoestima e até uma pele melhor, por exemplo, são vantagens que podem ser obtidas a partir da atividade sexual. E, como hoje, dia 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo, nada melhor do que entender um pouco mais sobre esses benefícios do sexo para a saúde, não é mesmo?

Veja a seguir dez desses benefícios do sexo para a saúde:

Exercício físico

De acordo com Marcos Santos, psicólogo especialista em sexualidade e sexólogo e terapeuta sexual formado em sexologia pela Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual (ABRASEX), um dos benefícios do sexo é que ele pode ser um ótimo exercício físico, uma vez que a atividade contém esforço físico muscular, cardiorrespiratório e transpiração, por exemplo. Por conta disso, a prática sexual pode, inclusive, facilitar o emagrecimento, sabia?

Aumento de autoestima

O sexo, quando recompensador, livre de disfunções e, é claro, consensual, também pode ser um grande aliado de uma boa autoestima, segundo a Dra. Stephanie Feitosa ginecologista e obstetra. Além disso, a autoconfiança e a autoimagem positiva também podem ser beneficiadas com a atividade.

Melhora na libido

A libido, ou seja, o desejo sexual, apesar de ser causada principalmente pelos nossos hormônios, também pode ter melhoras a partir da prática sexual em uma frequência saudável. “O estímulo biológico (causado por hormônios) não é o único a provocar o desejo sexual. A libido será impactada pela função que o sexo ocupa na vida da pessoa”, explica Marcos.

Mais felicidade

Isso mesmo! O sexo pode até mesmo nos ajudar a ter períodos maiores de felicidade. Afinal, essa prática não apenas traz prazer físico, como também pode fortalecer relacionamentos, por exemplo, o que causa mais felicidade a longo prazo.

Menos risco de desenvolver câncer

Segundo Stephanie, todo hábito saudável colabora para que o organismo não desenvolva doenças como certos tipos de câncer – e isso não é diferente no caso do sexo. “Mulheres que praticam sexo mais de uma vez por semana têm menos chance de ter câncer de mama”, exemplifica a especialista. Além disso, o sexo também é recomendado, inclusive, durante o tratamento de um câncer.

Redução do diabetes

De acordo com Stephanie, um estudo do Journal of the American Medical Association mostrou que a resistência à insulina em pacientes com diabetes tipo 2 diminuía conforme eles tinham mais relações sexuais.

Porém, nesse sentido, atenção: siga sempre as orientações do seu médico, não vale confiar apenas na prática de sexo frequente para te ajudar com a diabetes, viu?

Pele mais saudável

Considerando que o sexo realmente é praticamente um exercício físico, ele também faz com que o seu fluxo sanguíneo aumente, levando oxigênio e nutrientes de forma mais eficaz para os tecidos, incluindo a pele. “Com isso, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele ganha um aspecto mais saudável, tornando-se hidratada, corada e viçosa”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista.

Uma pele melhor é um dos benefícios do sexo para a saúde (Foto: Shutterstock)

Ação anti-idade

A prática sexual promove o estímulo da produção das fibras de colágeno e elastinas, que são responsáveis por conferir sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo, segundo Paola. “Logo, há um risco menor da pele tornar-se flácida ou apresentar rugas e linhas de expressão precocemente, além de tornar-se mais firme, elástica e com menos sinais de envelhecimento”, diz a especialista. Assim, pode-se considerar que o sexo também tem uma ação anti-idade na pele, viu?

Saúde mental

Até mesmo a saúde mental pode ser beneficiada pela prática de sexo, sabia? “A importância do orgasmo para a saúde física também traz benefícios na saúde mental, diminuindo a ansiedade, eliminando o estresse e evitando as neuroses. Uma vida sexual ativa está associada também a menos agressividade e menos depressão”, explica Marcos.

Aumento da longevidade

Por fim, como consequência de todos os benefícios citados anteriormente, o sexo também pode ser um aliado no prolongamento da vida. Além disso, segundo Marcos, a prática sexual diminui a pressão arterial e previne doenças cardíacas, fazendo com que haja menos chances de se ter um ataque cardíaco fatal, por exemplo.

Fonte: Stephanie Chagas Feitosa, ginecologista e obstetra com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e atua na Cia da Consulta; Marcos Santos, psicólogo especialista em sexualidade da Plataforma Sexo sem Dúvida, sexólogo e terapeuta sexual formado em sexologia pela Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual (ABRASEX); Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Deixe um comentário