De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cuidados diários com a pele devem seguir três fases: higiene, hidratação e proteção solar. Contudo, será que essa fórmula funciona mesmo para todos os tipos de pele? Essa dúvida é comum sobretudo para quem sofre com a oleosidade e vive em um dilema quando o assunto é skincare: será que pele oleosa precisa de hidratação também?
Isso porque, trazer mais creme para o rosto pode dar a sensação de que a oleosidade vai piorar, não é mesmo? Mas, segundo os especialistas, a história não é bem essa! Para desvendar de uma vez por todas se a pele oleosa precisa de hidratação, batemos um papo com José Roberto Fraga Filho, dermatologista e membro Titular da SBD. Vem ver!
Beber pelo menos dois litros de água por dia também ajuda a hidratar a pele (Crédito: Shutterstock)
Alto Astral: A pele oleosa precisa de hidratação? Por quê?
José Fraga: Claro que precisa! O grande erro é confundir oleosidade da pele, ou seja, excesso de sebo ou gordura, com hidratação, que é a quantidade de água na pele. Muitas vezes, esse aumento de sebo ocorre por uma hidratação inadequada. Além disso, não podemos esquecer que a hidratação também tem que ser com a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia e não somente por cremes.
AA: Quais os tipos de hidratante indicados para pele oleosa?
JF: Em geral, peles mais novas tendem a ser mais oleosas. Nesses casos, usamos hidratantes mais leves em forma de sérum ou loção oil free. Os ativos também vão depender da idade do paciente. Assim, em jovens, usamos substancias antioleosidade, ácidos, entre outros.
A pele oleosa precisa de hidratação e cremes com textura em gel são as principais indicações (Crédito: Shutterstock)
AA: Quantas vezes ao dia e em qual fase da rotina deve-se usar?
JF: O ideal seria duas vezes: uma pela manhã, antes do protetor solar, e outra a noite, ao dormir.
AA: Excesso de hidratação piora a oleosidade da pele?
JF: Sim. Temos na nossa pele uma camada de gordura protetora, na qual habitam inúmeras bactérias, normais da nossa flora. O excesso de hidratantes pode levar a um desequilíbrio delas, propiciando o crescimento de bactérias ruins e facilitando algumas infeções e, também, a acne.
AA: Não hidratar a pele piora a oleosidade?
JF: Sim, pois a falta de água (hidratação) faz com que a pele, na tentativa de compensar, aumente a produção de sebo.
Então, agora você já sabe. Se alguém perguntar para você se a pele oleosa precisa de hidratação, a resposta é: sim!
Fonte: José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e Diretor Clínico da clínica Dermagynus.