Nada melhor do que uma casa confortável e quentinha nos dias frios, não é mesmo? Por isso, uma das melhores opções pode ser a compra de um aquecedor ou climatizador. Mas qual modelo escolher pode gerar muitas dúvidas, principalmente quando não entendemos bem as diferenças entre eles e os aspectos que precisamos considerar na hora da decisão.
Nesse sentido, o mais importante é saber a diferença entre um aquecedor e um climatizador: o primeiro tem como função promover o aquecimento do ambiente e pode ser encontrado em diversos tipos e modelos, como os de resistência incandescente, cerâmica, a gás ou a óleo; já o segundo é responsável por tornar o ambiente mais agradável, amenizando tanto calor quanto frio.
Existem vários tipos de aquecedores e climatizadores que você pode ter no seu lar — Shutterstock
Para saber um pouco mais sobre os modelos de aquecedor ou climatizador e qual deles é melhor para ter no seu lar no frio, confira as informações sobre os produtos:
Aquecedor de resistência incandescente
Trata-se de um aquecedor portátil e possui um custo menor comparado a outros modelos. Além disso, ele costuma aquecer de forma mais rápida, mas o seu calor permanece mais próximo ao aparelho, não aquecendo o ambiente como um todo.
Há dois tipos de aquecedores de resistência incandescente: elétrico ou termo ventilador. No elétrico, a resistência é visível, tendo apenas uma grade metálica de proteção, e, por isso, ele não é recomendado para locais úmidos, como cozinhas ou lavandeiras. O termo ventilador, por sua vez, possui uma hélice que possibilita espalhar o calor pelo ambiente e conta com uma função de regulagem de potência.
Aquecedor cerâmico
Parecido com o incandescente, o aquecedor cerâmico também tem uma resistência, porém ela é envolta em cerâmica.
E um grande diferencial desse modelo é que o calor gerado pelo produto circula em todo espaço, aquecendo-o por completo.
Aquecedor a gás
O modelo a gás é ideal para ambientes grandes e abertos, como bares e restaurantes. Por outro lado, esse tipo de aquecedor tem uma composição inflamável. Sendo assim, é contraindicado para locais fechados.
Aquecedor a óleo
Este modelo, apesar de ter um custo mais elevado que o incandescente, por exemplo, é eficiente e gasta menos energia. Além disso, o aquecedor a óleo tem como característica o fato de demorar um pouco mais para aquecer. Porém, ele faz isso de forma uniforme e sem ressecar o ambiente.
Climatizador
Diferentemente dos aquecedores, os climatizadores não possuem a função de aquecer o ambiente, mas sim de torná-lo um pouco mais agradável, amenizando o frio em 3 ou 4 graus rapidamente. O produto ainda é funcional para quem não abre mão da economia, pois possui um baixo consumo elétrico.
E aí, consegui decidir se vai comprar um aquecedor ou um climatizador para a sua casa nesse tempo de frio?
Fonte: Telhanorte.