Mesmo que passem despercebidos, os símbolos nas etiquetas das roupas são de extrema importância. Afinal, são eles que nos indicam como aquela peça pode ser lavada ou passada, por exemplo. E ninguém quer danificar ou perder uma roupa por cuidar da forma incorreta, não é mesmo?
“Peças como as de cetim e seda por exemplo, são muito delicadas e precisam de um cuidado especial. Essa variedade de tecidos faz com que a leitura da etiqueta seja mais que necessária, porque qualquer detalhe pode ser crucial para a qualidade da roupa após o término do processo de lavagem”, explica José Previero, especialista em higienização de uma rede de lavanderias.
Porém, para ler as etiquetas das roupas e poder tomar os cuidados certos, é preciso entender primeiro o que cada símbolo significa. Assim, confira algumas das etapas para cuidar de uma peça e o que os símbolos nas etiquetas dizem sobre elas:
Lavagem
Para entender como lavar uma peça, você deve se atentar aos símbolos com formato de tina. Eles vão indicar se a peça pode ser lavada na máquina ou na mão, assim como instruções para o enxágue e a temperatura ideal para cada lavagem.
No caso da imagem da tina com água, por exemplo, a peça pode ser lavada normalmente na mão ou na máquina, dentro de um ciclo comum de lavagem. Já nas imagens que contam com um número, está indicada a temperatura limite na qual peça pode ser lavada. As tinas com pontos dentro também têm como significado a temperatura: um ponto corresponde à temperatura fria ou baixa; dois pontos à temperatura morna ou média; e três pontos à temperatura quente ou alta.
As imagens das tinas também podem contar com traços inferiores: um se ela precisar ser centrifugada de forma lenta e delicada e dois se ela não puder ser centrifugada e precisar estar em um ciclo suave de lavagem. Já as figuras de tina com um “X”, por sua vez, significam que a peça não pode ser lavada com água, apenas com limpeza a seco.
As figuras de tina se referem ao modo de lavar a peça (Créditos: Reprodução / Quality Lavanderia)
Alvejamento
O símbolo que deve ser olhado quando pensamos no alvejamento é o triângulo. Se ele estiver vazio, por exemplo, não é preciso preocupações pois a peça pode ser lavada com cloro no alvejante de forma normal.
Já o triângulo com linhas em seu interior significa que você pode usar alvejante sem cloro. O triângulo com um “X”, por sua vez, indica que a peça não deve ser lavada com o uso de alvejante.
Os símbolos nas etiquetas em formato de triângulo estão ligados ao alvejamento (Créditos: Reprodução / Quality Lavanderia)
Secagem e processos mais delicados
Quando queremos saber sobre a secagem ou processos mais delicados ligados à peça, é preciso olhar os símbolos nas etiquetas em formato de quadrado. Se ele estiver vazio, por exemplo, significa que você pode usar a secadora sem medo. Enquanto isso, se ele tiver um círculo no meio, quer dizer que a roupa pode secar em máquina secadora, desde que em temperatura mínima.
No caso de quadrado com círculo e dois pontos no meio, a peça pode secar na máquina em temperatura média. Já o quadrado com círculo e três pontos no meio quer dizer que a peça pode secar na temperatura máxima e o quadrado com um círculo preto no meio significa que a peça deve receber uma secagem normal, sem calor.
O X dentro do quadrado com um círculo indica que a roupa não pode secar em máquina secadora. O quadrado com riscos verticais, por sua vez, mostra que a peça precisa secar no varal e na vertical, sem que você a torça antes. Por fim, um quadrado com um risco horizontal orienta que a peça deve ser pendurada na horizontal, sem ser necessário torcê-la.
Os símbolos nas etiquetas em formato de quadrado estão ligados à secagem e outros processos mais delicados (Créditos: Reprodução / Quality Lavanderia)
E quanto ao processo de passadoria?
O símbolo de ferro indica a passadoria, que pode ser com ou sem vapor. A temperatura dessa passadoria é indicada pelos pontos presentes dentro do ferro.
Um ponto significa que você deve passar a roupa em menor temperatura, sendo o máximo de 110º. Isso geralmente acontece em peças de materiais como nylon e acrílico.
Quando o símbolo tem dois pontos, você pode passar as peças em temperatura média, sendo o máximo de 150º, ideal para materiais como poliéster e lã. Já os três pontos indicam que a roupa deve ser passada em alta temperatura, de no máximo 200º. Isso acontece em roupas de materiais como algodão e linho.
Se quiser saber como passar uma peça, olhe para os símbolos de ferro (Créditos: Reprodução / Quality Lavanderia)
Fonte: José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia.