“Red flag” ou “bandeira vermelha”, na tradução do inglês, é um termo que vem sendo usado no TikTok para alertar mulheres sobre características tóxicas no relacionamento. Assim, o emoji da bandeira vermelha virou um símbolo da trend no aplicativo, que também é acompanhada pela hashtag #RedFlags.
Nela, diversas mulheres contam sobre situações que já ocorreram em algum encontro em que o parceiro mostra alguma red flag, ou seja, deixa alguma pista de que possui um traço tóxico quando está em um relacionamento.
A princípio, não existe uma lista do que pode ou não ser considerado uma red flag dentro de um encontro, por exemplo. Ainda assim, a corrente entre os usuários do TikTok serviu para conscientizar outras mulheres a partir de suas próprias experiências vivenciando relacionamentos tóxicos. Então, nada melhor do que dar aquela checada em alguns vídeos da trend antes de ir para aquele date…
Diferentes significados de “red flag”
Agora, se no TikTok a expressão “red flag” serve para falar sobre temas mais sérios, no Twitter ela ganhou uma conotação leve e bem humorada sobre diversos temas, desde ícones da cultura pop até preferência por time de futebol. Uma usuária, por exemplo, brinca com relação ao gosto de uma pessoa por cães. Para ela, se o “contatinho” não gosta de cachorros, é sinal de que ele não é confiável.
“I’m not a dog person”
— Bri (@storymodebae) October 13, 2021
Além de anônimos, marcas famosas também entraram na brincadeira como o serviço de streaming Netflix, que usou o emoji da bandeira vermelha para sinalizar as atitudes dos personagens de filmes do seu catálogo. “Protagonista que nota a garota apenas quando ela tira os óculos e ganha uma transformação”, publicou o perfil da conta indiana da plataforma.
Protagonist who notices the girl only when she takes off her glasses and gets a makeover
— Netflix India (@NetflixIndia) October 14, 2021
É claro que os comportamentos expostos nos tweets não são necessariamente problemáticos. Porém, atitudes tóxicas existem e podem se tornar um problema no relacionamento. Por isso, vale o alerta: no primeiro sinal de que o seu relacionamento é abusivo, pule fora!