Um tempo mais chuvoso na primeira quinzena de agosto em partes do centro-sul do Brasil afetou a colheita de cana e o processo de moagem, com impacto negativo na produção de açúcar e etanol, disse hoje (24) a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).
A moagem de cana somou 38,62 milhões de toneladas na primeira quinzena do mês, ficando abaixo da expectativa de 41,43 milhões, segundo pesquisa da S&P Global Commodity Insights. Isso representou uma queda de 13,73% ante o mesmo período do ano passado.
A produção de açúcar caiu 12% na comparação anual, para 2,63 milhões de toneladas, também abaixo da expectativa de analistas (2,85 milhões de toneladas).
A produção de etanol do centro-sul recuou 10% para 1,996 bilhão de litros, enquanto as vendas pelas usinas totalizaram 1,2 bilhão de litros, queda de 2,8% ante mesmo período de 2021.
O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse em nota que a redução da moagem registrada na quinzena decorre de condições climáticas adversas, que afetaram a operacionalização da colheita principalmente nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
O post Moagem de cana e produção de açúcar do centro-sul caem na 1ª quinzena apareceu primeiro em Forbes Brasil.