4 dicas para ser mais persuasivo no trabalho

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read
Getty Images

Convencer os outros de suas ideias ou vender serviços e produtos é essencial para avançar na carreira

Muitas vezes falamos sobre a importância das habilidades de comunicação para as startups. Embora existam muitas qualidades e experiências pessoais que um fundador precisa para se tornar bem-sucedido, a comunicação é sem dúvida uma das mais importantes.

Embora as habilidades de comunicação sejam cruciais para todas as esferas da vida, os fundadores de startups precisam desesperadamente da capacidade de persuadir as pessoas sobre coisas e ideias não óbvias, muitas vezes novas e experimentais.

Esta é uma tarefa que você não deve subestimar (não ter uma estratégia é uma má ideia).

Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso com mais frequência:

1. Mostre que você tem o interesse do grupo em mente

A maioria das pessoas com alguma experiência de vida tende a imediatamente levantar barreiras defensivas quando alguém tenta lhes vender algo.

Para ser capaz de persuadir, você precisa superar isso. É fundamental demonstrar claramente que você não está pensando apenas em seus próprios interesses e começar a construir confiança.

Como fazer isso depende de cada caso, mas é uma boa prática apontar explicitamente os benefícios para ambas as partes e mostrar a situação ganha-ganha que você está tentando construir.

Se você tiver algum tipo de conflito de interesses (o que geralmente acontece se você estiver vendendo seus próprios produtos ou projetos), certifique-se de apontá-lo desde o início. Essa é uma tática poderosa que cria confiança, o que é vital se você quiser despertar a curiosidade das pessoas, em vez de um comportamento defensivo ou até medo.

2. Demonstre consistência

Uma meta-análise de 97 estudos sobre como as pessoas que defendem opiniões minoritárias exercem influência descobriu que as pessoas vistas como especialmente consistentes em seus pontos de vista são mais influentes.

De certa forma, isso não é surpreendente. Em um ambiente social, confiabilidade e consistência são qualidades premium. É difícil confiar em pessoas caóticas e imprevisíveis.

É claro que isso tem um lado negativo: manter suas opiniões, não importa o que os fatos mostrem, não é uma boa ideia, especialmente em uma startup onde você precisa se adaptar constantemente a novos sinais do seu ambiente .

O que não significa que a consistência é uma coisa ruim. Em vez de se ater a visões e opiniões específicas, é uma boa ideia manter metas e valores. Se você conseguir construir uma reputação de segurança e confiabilidade, a persuasão se tornará muito mais fácil.

3. Obtenha apoio

O primeiro cliente, investidor ou seguidor é o mais difícil de conseguir. Depois de tê-los, as coisas começam a ficar mais fáceis.

Isso é verdade por causa de um simples fato: as pessoas querem prova social. Eles não querem ser os primeiros a correr o risco. Ao mesmo tempo, uma vez que uma massa crítica de pessoas comprou uma ideia, o “medo de perder” começa a se instalar nas pessoas que ainda não aderiram ao movimento.

Consequentemente, é melhor ir primeiro às pessoas que são mais fáceis de persuadir por terem interesses mais alinhados aos seus. Aproximar-se para convencer as pessoas em grupo, em vez de sozinho, pode tornar a persuasão mais fácil.

É claro que, se você conseguir aliados com autoridade e credibilidade, a persuasão se tornará ainda mais fácil. Esta é sem dúvida a principal razão pela qual Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos, conseguiu enganar e fazer com que um grupo notável de grandes investidores apoiassem sua, embora ela não tivesse nenhuma prova de que o produto funcionasse como pretendido.

4. Use informações objetivas

Por último, mas não menos importante, é difícil argumentar com os fatos. Certifique-se de que os fatos objetivos falam a seu favor e não contra você. Reservar um tempo para embasar seus pontos de vista e opiniões de forma empírica pode tornar seus argumentos muito mais fortes.

Depois de estabelecer sua credibilidade e cuidar das barreiras emocionais de seu público, você precisa ter certeza de que está apresentando um argumento lógico persuasivo.

Resumindo:

Comece com a mensagem “estamos no mesmo time”;
Construa uma reputação profissional de confiabilidade e consistência;
Não nade contra a corrente sozinho – obtenha apoio;
Encontre provas empíricas de seus argumentos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O post 4 dicas para ser mais persuasivo no trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário