Muito além do entretenimento, os games vêm inspirando um número cada vez maior de empresas que buscam inovar na forma como vendem, produzem e até como treinam seus colaboradores e parceiros. Esse é o caso da Via, varejista dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra. A empresa lançou a Via Academy, plataforma de treinamento para lojistas que se baseia na gamificação. O objetivo da ferramenta é utilizar o ambiente virtual para profissionalizar lojistas e auxiliar empreendedores a ampliarem os negócios no marketplace.
Além da dinâmica lúdica, o game trabalha com feedback para falhas nas escolhas do jogador durante o percurso e também permite que ele verifique a evolução do aprendizado. Ao final, quem consegue concluir a trilha terá premiações exclusivas como mentorias com líderes, executivos e pacotes de publicidade no Via Ads, plataforma de anúncios do marketplace.
Leia mais: Como a cultura gamer influencia as inovações da moda?
“Os conteúdos em games são os mais acessados no Via Academy, então nossa equipe desenvolveu um novo jogo em que unimos a irreverência com um cenário virtual e lúdico para trazer aprendizado sobre a jornada de vendas e também motivar o lojista a alavancar seu negócio dentro do nosso marketplace”, explica Fernanda Wink, diretora de Marketplace da Via. O Via Academy possui outras três trilhas de treinamento com jogos – Primeiros Passos, Minha Conta e Regras do Marketplace – que já atingiram quase 3 mil acessos.
Atualmente, o Via Marketplace conta com 138 mil lojistas parceiros e 46 milhões de produtos. “Na Via, temos a meta de ser uma companhia que vai muito além do varejo e entendemos que a tecnologia e a inovação são motores que nos levam adiante. Investimos pesado em um processo de aceleração tecnológica, que teve como resultado, o número expressivo de crescimento de lojistas de 1 para mais de 138 mil no primeiro trimestre deste ano em nosso marketplace”, destaca Fernanda.
De acordo com a executiva, o investimento em inovação tem como objetivo oferecer aos lojistas a melhor experiência de uso da ferramenta que é o marketplace. Isso envolve não apenas a operação do negócio dos parceiros, mas também a rentabilidade. “Todo lojista pode ser nosso parceiro, e estamos trabalhando para estender as nossas fortalezas aos lojistas parceiros: crédito e logística, com o cliente e com o lojista no centro. Para isso, desenvolvemos novas frentes operacionais, como crediário, fullfilment para o diferencial de sermos uma multiplataforma, lançamento do aplicativo ao lojista, entre outros.”
Leia mais: Lives serão decisivas para ampliar e-commerce no Brasil
A Via Academy existe desde 2021 como uma escola para lojistas e a utilização dos games surgiu no contexto de tornar algumas dessas trilhas de conhecimento mais interessantes. “O grande desafio do projeto foi pensar em um game que motivasse e preparasse o lojista para aumentar suas vendas e, além disso, mostrar todos os serviços que oferecemos para ajudá-lo a chegar neste objetivo em nosso marketplace. O processo de desenvolvimento do game demorou por volta de três meses, contando com o mapeamento do conteúdo a ser abordado, desenvolvimento dos roteiros, ilustrações, animações, programação e plano de comunicação. O fato de ter sido desenvolvido 100% internamente, sem a necessidade de terceirização em nenhuma das etapas, facilitou e encurtou todo esse processo. Queríamos um game inovador, acessível, com usabilidade e navegação simples”, destaca.
Integração
Todas as áreas e departamentos participaram do desenvolvimento do projeto explica Fernanda. “Atualmente, contamos com uma estrutura exclusiva em Comunicação e Treinamentos no marketplace com profissionais qualificados, ou seja, um time dedicado profissionais responsáveis pelo projeto tanto no desenvolvimento de plano de comunicação, estratégia de conteúdo, mapeamento de tendências de mercado, e o principal, designers dentro da estrutura do marketplace, dedicados exclusivamente ao projeto.”
O post Para a Via, o futuro do marketplace está também na gamificação apareceu primeiro em Forbes Brasil.