Quando a Accenture entrevistou 1.000 executivos de nível C sobre sua cultura no final de 2021, apenas 20% dos participantes estavam confiantes de que a cultura da empresa apoiava a inovação contínua. Com raras exceções, uma cultura inovadora não acontece por acaso: é conscientemente nutrida pelos líderes para que seja adotada em todos os níveis da organização.
Nesses tipos de locais de trabalho, não se espera que as pessoas apenas inovem – elas têm tempo para isso. Como o CEO da GoodRx, que reserva seis horas em sua agenda todas as semanas para o pensamento inovador. Ou o programa “Thinking Time” da Intel, que incentiva os funcionários a deixar seu trabalho off-line e ativar mensagens de ausência temporária todas as terças-feiras de manhã.
Se a inovação for uma prioridade baixa em sua empresa, reúna a liderança e outros influenciadores para um exercício chamado Commit to Innovation. Inspirada nos insights do meu livro, Kill the Company, essa técnica usa três perguntas simples para impulsionar a atividade inovadora.
1. Que atividade você vai começar a fazer hoje para ser mais inovador?
Exemplos de atividades inovadoras podem incluir:
-Configurar e ajudar a manter um portal de envio de ideias.
-Buscar uma nova perspectiva por semana por meio de conversas com um recurso do setor, fornecedor ou colega de trabalho.
-Colaborar com a unidade X ou membro da equipe Y para melhorar a construção de ideias.
2. Como influenciador em sua organização, que ação diária você realizará para incentivar o comportamento inovador de outras pessoas?
Esses tipos de ações podem incluir:
-Compartilhar meus próprios trabalhos em andamento com outras unidades de negócios para feedback e experiência.
-Apoiar publicamente a assunção de riscos inteligentes — e incentivar meus subordinados diretos a assumir riscos inteligentes.
Divulgar esforços de inovação em tempo real em toda a organização.
3. Que realizações de inovação você ajudará a organização a alcançar daqui a um ano?
Exemplos de entregas específicas podem ser:
-Cultivar e/ou nutrir relacionamentos externos para potenciais projetos de desenvolvimento conjunto.
-Entregar o projeto X ou a iniciativa Y.
-Estabelecer métricas de inovação e monitorá-las/relatá-las.
A técnica Commit to Innovation ajuda os funcionários a encontrar formas individuais de contribuir para o esforço coletivo de inovação. E também fornece um fórum público para comunicar a inovação como uma prioridade – e se comprometer com ela.
Para incentivar as pessoas além desta sessão, considere rastrear e recompensar atividades inovadoras, como Tesla e SpaceX fazem. Ou peça aos funcionários que forneçam progresso mensal nas atividades de inovação com as quais se comprometeram. Com o tempo e por meio de reforço constante, sua cultura pode mudar do status quo para um lugar onde a inovação prospera.
O post 3 maneiras de construir uma cultura inovadora apareceu primeiro em Forbes Brasil.