O Ibovespa opera em queda de 0,47% na abertura do pregão de hoje (9), a 104.664 pontos, às 10h09, horário de Brasília. O índice acompanha os mercados internacionais, que têm sessão de aversão ao risco após dados evidenciarem impactos econômicos da política de “Covid zero” na China.
As exportações chinesas cresceram 3,9% em abril em relação ao ano anterior, caindo acentuadamente em relação ao crescimento de 14,7% registrado em março. Foi o ritmo mais lento desde junho de 2020.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os números fracos mostram que o setor comercial, que responde por cerca de um terço do PIB (Produto Interno Bruto) da China, está perdendo força à medida que lockdowns em grandes centros como Xangai afetam as cadeias de abastecimento.
No cenário local, os papéis da Vale (VALE3) registram perdas de 0,71%, na esteira da queda nos preços do minério de ferro, por conta das preocupações sobre a demanda da commodity no país asiático.
O dólar opera em alta de 1,14%, sendo negociado a R$ 5,1331 na venda.
Na Ásia, o mercado acionário chinês fechou estável, pressionado por empresas dos setores financeiro e de consumo, enquanto investidores analisam o impacto econômico dos lockdowns contra a Covid-19.
Aliviando os temores, por outro lado, o banco central da China disse hoje (9) que vai intensificar o apoio à economia em desaceleração, mantendo a liquidez razoavelmente ampla, dando prioridade à estabilidade e tomando medidas para aumentar a confiança.
O BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 0,67%. Já no Japão, o índice Nikkei recuou 2,53%, enquanto o Shangai, na China continental, subiu 0,09%.
Na Europa, os principais índices operam em baixa, reagindo aos dados de exportação na China e aos impactos econômicos da guerra na Ucrânia.
O índice Sentix para a zona do euro, que mede a confiança dos investidores, caiu para -22,6 em maio, de -18,0 em abril. Pesquisa da Reuters havia apontado para uma leitura de -20,8 em maio. Segundo Manfred Huebner, diretor administrativo da Sentix, “a recessão está se tornando visível”.
Por volta das 10h09, o Stoxx 600 recuava 1,65%; na Alemanha, o DAX perdia 1,24%; na França, o CAC 40 operava em baixa de 1,56%; na Itália, o FTSE MIB cedia 1,49%; enquanto, no Reino Unido, o FTSE 100 caía 1,67%. (Com Reuters)
O post Ibovespa abre em queda com temores sobre desaceleração econômica na China apareceu primeiro em Forbes Brasil.