Nesta edição, trazemos movimentações no mercado de comunicação, saúde, seguros e indústria química. A Johnson & Johnson Consumer Health promove Daniella Brissac a vice-presidente de marketing para o Brasil e de experiência de clientes e consumidores para a América Latina. Beatriz Lacaz é a nova country head da Société Générale do Brasil.
LEIA MAIS: Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022
Hermann Mahnke é o destaque da quinzena na seção C-Suite.Há 25 anos na GM Motors, Mahnke assumiu como marketing customer experience director para os Estados Unidos no dia 1º de abril. Antes, ocupava a cadeira de CMO para América do Sul.
LEIA MAIS: C-Suite: nova COO da WMcCann deixou carreira no direito para ingressar na comunicação
Foi o diretor de marketing responsável pelo lançamento do Onix, que liderou vendas entre modelos populares no Brasil de 2012 a 2018. Em 2021, a Chevrolet conquistou o Leão de Ouro de Cannes (prêmio para as campanhas mais criativas e que geraram mais resultado no mundo) sob sua liderança.
Mahnke contou à Forbes sobre os impactos que uma trajetória de sucesso teve em sua vida e o que planeja para o desafio de liderar uma nova equipe nos Estados Unidos.
Forbes: Quais foram seus primeiros passos durante a trajetória dentro da GM?
Hermann Mahnke: Lembro que fiz a última prova da faculdade e no dia seguinte comecei na GM. Sou engenheiro mecânico de formação. Fiz vários processos seletivos e escolhi a GM porque eu iria para a área de caminhões, que era o que eu desejava. E a GM também tem uma cultura de formar profissionais. Sempre gostei de interação e sempre quis ir para a área comercial, então logo fui para a previsão de vendas. Meu papel era negociar com a área de produção e manufatura. Foi aí que de fato tive ideia da dimensão da empresa. Em seguida, cheguei ao marketing de produto e fiquei responsável pela S10 Blazer. Foi uma das etapas mais mágicas dentro da empresa, em que o desafio era como mostrar ao mercado o valor de um produto. Depois, fui para a área de carros menores como o Celta.
F: Qual foi sua primeira atuação internacional dentro da GM?
HM: Fui convidado para ser coordenador de propaganda para os mercados da África e Oriente Médio. O headquarter ficava em Miramar, na Flórida. Passei três anos por lá e tive contato com diversos líderes como o de manufatura, o de RH e o presidente da nossa região. Voltei para o Brasil promovido a gerente de produtos. Também tive a oportunidade de ser presidente de operações do Chile. Foi um desafio gigantesco porque lá o mercado é super competitivo e a relação do chileno com o carro é menos passional que a do brasileiro. Foi uma tremenda escola para mim.
F: O que você mais valoriza em sua trajetória como CMO da América do Sul?
HM:Também mudamos de uma comunicação tradicional para uma interlocução com o consumidor. Essa transformação trouxe resultados gigantescos: fomos a marca mais premiada do Effie Awards 2021 e levamos um Leão de Cannes. Também saímos de um ambiente tradicional para ser uma marca completamente digitalizada. Hoje, 33% do que vendemos no varejo nasce nos canais digitais. Um dos filhos que vou deixar e que ainda não nasceu é a nossa própria plataforma de e-commerce.
F: Que líderes te inspiraram durante essa trajetória?
HM: Eu tenho a satisfação e a sorte de ter muitos líderes que depois ficaram amigos. Se eu tivesse que citar um que me ensinou demais, principalmente sobre gestão, foi o Santiago [Chamorro], nosso presidente da América do Sul.
F: O que você observa como as maiores qualidades em uma equipe?
HM: Acredito que tenho atualmente um time muito diverso e essa diversidade, a partir do momento que conseguimos colocar isso em prática, resulta em uma riqueza. Somos pessoas que pensam de formas diferentes e que têm formações diferentes. Todos os resultados que temos hoje são consequência disso. Temos um marketing pragmático e baseado em dados para a tomada de decisões. Essa equipe fez essa transformação com a gente.
O post C-Suite: Há 25 anos na Chevrolet, Hermann Mahnke é promovido a marketing customer experience director dos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.