A Volvo Cars apresentou ontem (17), na Cidade do México, o C40 Recharge. O modelo 100% elétrico da marca sueca sinaliza um novo momento da companhia, que assumiu o compromisso de ter seu portfólio integralmente eletrificado até 2030. A chegada do C40 ao mercado ocorre em um momento de alta nas vendas dos modelos recarregáveis da empresa no Brasil. Em 2021, a Volvo vendeu 8,2 mil carros sendo que, do total, apenas 7,8% eram 100% elétricos. Para 2022, a previsão é que 43% das vendas sejam de elétricos.
“Temos um compromisso como companhia, assumido durante a COP26, de reduzir a emissão de carbono até 2040 e deixar nosso portfólio 100% elétrico até 2030. Isso reforça que precisamos de velocidade na transição da mobilidade à combustão para a elétrica. Chegar primeiro em um mercado que só está no início é fundamental para posicionar nossa marca como pioneira, mas mais do que isso, reforçar os atributos de conforto e segurança que são característicos da Volvo”, disse Luis Rezende, presidente da Volvo Cars América Latina, em entrevista à Forbes Brasil.
LEIA TAMBÉM: Carros elétricos no Brasil: pontos de recarga das principais marcas
A Volvo está entre as três marcas que mais venderam carros elétricos no Brasil em 2021 por meio do modelo XC40. De todos os automóveis comercializados no país no ano passado, 2851 são 100% elétricos. Esse montante representa um crescimento de mais de 250% em relação aos 801 elétricos vendidos em 2020. “A indústria automotiva transformou-se em vilã sendo associada a stress e poluição. Nosso objetivo, com as metas assumidas, é resgatar o papel original do carro mostrando que dá para ter conforto e eficiência alinhados à preservação do meio-ambiente”, diz João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Cars Brasil.
Arquitetura escandinava
O C40, como explica Robin Page, head de design da Volvo Cars, teve sua personalidade inspirada na arquitetura escandinava com influência da natureza local. “Cada milímetro desse carro tem uma história, as pessoas devem se sentir especiais dentro dele já que a filosofia da Volvo é sobre criar designs relevantes e que cumprem um propósito. Os detalhes internos são inspirados no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. E está em harmonia com a cor Fjord Blue, que teve sua inspiração nas geleiras escandinavas.”
Sustentabilidade e bem-estar animal
Como premissa de seu compromisso ambiental, a Volvo também ressaltou que o modelo não leva mais couro em seu interior. “Estamos assumindo uma posição a favor do bem-estar animal com a meta de fazer todos os futuros carros totalmente elétricos sem couro, usando, em vez disso, materiais feitos de fontes sustentáveis. Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography de plásticos reciclados”, explica Robin.
Tecnologia e conectividade
O C40 Recharge vem equipado com o sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos principais recursos do Google. “Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Cars Brasil.
LEIA TAMBÉM: Motor: Primeiro carro totalmente elétrico da Volvo Cars chega ao Brasil
O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo isso por comando de voz. Além disso, o Google possui a tecnologia over-the-air (OTA), que atualiza o sistema Android periodicamente. O C40 Recharge conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além de internet disponível na central multimídia. No pré-venda, o preço é de R$ 419,9 mil.
Veja os detalhes do C40 Recharge:
O post Com C40, Volvo estima portfólio 100% elétrico até 2030 apareceu primeiro em Forbes Brasil.