A agência de classificação de risco S&P Global cortou ontem o rating de crédito da Rússia a território ainda mais “junk”, à medida que novas sanções internacionais desencadeadas pela invasão da Ucrânia e as próprias medidas de proteção do país aumentam o risco de calote.
A S&P rebaixou o rating soberano russo para “CCC-minus”, de “BB-plus”, menos de uma semana depois de tirá-lo do grau de investimento.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial, deixou seus mercados financeiros em turbulência depois que vários países impuseram sanções, enquanto marcas globais deixaram a Rússia em massa.
Novas restrições dos países do G7 e controles de capital introduzidos pelo governo russo para proteger o rublo podem restringir a capacidade do país de pagar sua dívida, disse a S&P.
A agência de classificação também alertou para a possibilidade de novos rebaixamentos, pois manteve a Rússia sob observação negativa.
As agências de classificação de risco Fitch e Moody’s também rebaixaram a classificação da Rússia –em seis graus, para o status de “junk”– na quarta (1). Isso fez o rublo russo bater mínimas recordes em relação ao dólar e ao euro na quinta.
O post S&P rebaixa novamente rating de crédito da Rússia apareceu primeiro em Forbes Brasil.