Os mercados globais já estão precificando riscos geopolíticos fortes, mas existe espaço para que os prêmios subam mais em todos os setores se houver um conflito entre Rússia e Ucrânia, disseram estrategistas do Goldman Sachs em nota divulgada hoje (21).
Os níveis atuais do mercado indicam que desconto de 5% já está precificado nas ações dos EUA, enquanto o mercado europeu carrega desconto geopolítico de 8%, escreveu o Goldman.
O banco estima ainda desconto nos Treasuries de dez anos de 25 pontos básicos e de 2% no euro.
O Goldman disse que o ouro está sendo negociado com prêmio de 5%.
Embora esses descontos possam evaporar se as tensões diminuírem, um aumento delas vai ampliar ainda mais o prêmio do risco geopolítico, disseram os estrategistas, baseando suas estimativas para quedas do mercado global em quanto o rublo se depreciaria.
“Com essa base, o rublo ainda está mais de 10% distante de seu nível máximo de desvalorização das últimas duas décadas”, disseram os analistas Dominic Wilson, Ian Tomb e Kamakshya Trivedi.
“Esse provavelmente seria um referencial conservador, no entanto, dado que essa última desvalorização aconteceu em 2014/16, em um momento de queda dos preços do petróleo e balanços externos fracos.”
Nesse cenário, as ações dos EUA cairiam mais de 6% e as da Europa perderiam mais de 9%, disse o banco de investimento norte-americano.
O post Mercados precificam riscos geopolíticos, mas prêmio pode aumentar mais, diz Goldman Sachs apareceu primeiro em Forbes Brasil.