O turismo espacial decolou oficialmente em 2021, com voos da Virgin Galactic e da Blue Origin, mas a maioria de nós se sentiu um pouco deixada de fora quando ficou claro que levará um bom tempo para essas empresas transportarem todos os passageiros que reservaram voos. E esses ingressos futuros provavelmente permanecerão na faixa de seis dígitos nos próximos anos. Desfrutamos de muitos benefícios tecnológicos do espaço aqui na Terra, mas o interesse na indústria só cresceu graças aos voos de turismo espacial, aos testes de Elon Musk e às notícias sobre as tentativas contínuas da NASA de alcançar a Lua e Marte nas próximas décadas.
LEIA TAMBÉM: Satélite de startup brasileira vai ao espaço a bordo da Space X, de Elon Musk
Não seria bom se houvesse uma maneira para aqueles além dos ultrarricos visitarem o espaço também? Isso faz parte da missão da Space for Humanity, organização sem fins lucrativos com sede no Colorado que visa “[construir] uma base para um futuro inclusivo no espaço”. Parte do foco da empresa é aumentar o acesso à experiência do Efeito Visão Geral, um fenômeno psicológico pelo qual aqueles que viram a Terra do espaço voltam motivados a promover mudanças positivas – tipicamente no ambientalismo, embora os astronautas afetados pela Visão Geral tenham feito um trabalho positivo em diferentes ramos ao longo dos anos.
“Cinco minutos de ausência de peso e uma bela vista da Terra podem ser transformadores, mas não são suficientes se estamos tentando criar um impacto real na Terra”, diz Nicole Stott, astronauta aposentada e conselheira do Space for Humanity. “O que leva e o que segue o voo espacial será o que fará a diferença real em como os participantes do Space for Humanity mudam o mundo.”
LEIA TAMBÉM: Quando o Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk, atingirá a Lua?
Para este fim, os futuros astronautas de língua inglesa podem se inscrever no Programa de Astronautas Cidadãos do Space for Humanity; as inscrições terminaram ontem (15). Se selecionado para a missão, apelidada de “Humanity-1”, a pessoa receberá treinamento, um voo para o espaço com Blue Origin, Virgin Galactic ou Space Perspective e treinamento de liderança para ajudar a canalizar o Efeito Visão Geral de cada astronauta cidadão em mudanças positivas.
A aplicação é complexa e a empresa estima que levará de 60 a 90 minutos para concluir o processo; isso é certamente mais barato do que economizar para comprar sua própria passagem para o espaço.
O post Veja como ganhar um ingresso grátis para viajar ao espaço apareceu primeiro em Forbes Brasil.