15 melhores vinhos naturais para tomar no verão, segundo especialistas

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Chiociolla/Getty Images

Quais os melhores vinhos naturais para matar o calor no verão? Três sommelières respondem

O verão pede, claro, bebidas geladas e refrescantes. Saborear drinques, cervejas, batidas e outros alcoólicos na beira da piscina, na areia da praia ou no parque é a cara da estação – e das férias. No caso dos vinhos, com uma variedade tamanha de uvas e métodos de vinificação, é preciso prestar atenção em algumas características na hora de buscar por uma garrafa para vencer as altas temperaturas. 

Um dos principais elementos, segundo a sommelière Lis Cereja, proprietária da Enoteca Saint VinSaint e cofundadora da Feira de Vinhos Naturebas, é a alta acidez e as bolhas, que ajudam na sensação de refrescância. Outro ponto que a profissional destaca é o “corpo” do vinho: “Vinhos muito tânicos, pesados e alcoólicos dão mais calor na boca. Por isso, sempre recomendo as bebidas com menor grau de álcool. Por mais que a gente goste de beber nas férias e na praia, não podemos esquecer que as altas temperaturas vão influenciar na nossa percepção do álcool. Não é agradável e nem o seu corpo vai reagir bem a isso”.

VEJA TAMBÉM: Coquetéis premium em garrafas, latas e até sachês ganham mercado dos alcoólicos

Nesse sentido, a categoria de tintos não é tão popular para a estação, já que geralmente são os que têm mais tanino. Em vez disso, as escolhas mais indicadas de vinhos para o verão são brancos, rosados, laranjas e borbulhantes. Até sidras e fermentados de outras frutas (especialmente as tropicais), bastante apreciados em países da Europa, como Dinamarca, França e Espanha, entram na categoria e têm ganhado vez no mercado brasileiro recentemente. 

Outra característica favorável na hora de escolher vinhos para o verão, segundo a sommelière, é a vinificação natural (com produção orgânica, sem conservantes e aditivos químicos). Assim como o teor alcoólico aumenta a sensação de calor, algumas substâncias presentes nos vinhos de cultura convencional (como sulfitos, corantes e até leveduras artificiais) fazem o mesmo. “Todos os aditivos enológicos acabam pesando mais nas altas temperaturas”, diz ela.

Além de Lis Cereja, a Forbes Brasil convidou as sommelières Gabrielli Flemming, especialista em rótulos naturais, sócia do restaurante Cepa e Under 30 2020, e Gabriele Frizon, diretora de operações da Importadora Belle Cave, com 16 anos de experiência na área de bebidas, a revelarem suas escolhas favoritas quando o assunto são vinhos de verão. 

As indicações de Lis misturam vinhos a fermentados de pêras e até kiwis, enquanto Flemming deu preferência aos rótulos de vinificação natural produzidos por pequenos produtores no Brasil – já que, segundo ela, a composição tipicamente mais ácida do solo nacional facilita a produção de vinhos mais frescos. Já Frizon fez uma seleção internacional. 

Confira os melhores vinhos naturais para o verão na galeria de fotos a seguir:















Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

O post 15 melhores vinhos naturais para tomar no verão, segundo especialistas apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário