Carteira recomendada: Vale segue na liderança em janeiro, e JBS toma lugar da Petrobras

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Yuichiro Chino/Reuters

No total, foram destacadas 42 ações que receberam mais de uma recomendação para janeiro

Pela 14ª vez seguida, a Vale (VALE3) liderou o ranking mensal da Forbes de ações mais recomendadas, realizado a partir do levantamento de 21 carteiras de bancos e corretoras. Em janeiro, a mineradora recebeu 15 indicações, apoiada por analistas que acreditam que a retomada das economias globais poderá resultar em um novo superciclo de commodities, favorecendo o minério de ferro.

Já o segundo lugar foi ocupado pela JBS (JBSS3), que recebeu dez indicações. Analistas da Ativa Investimentos atribuem o bom desempenho dos seus papéis ao “ciclo bovino favorável nos Estados Unidos e o atual patamar depreciado da moeda nacional”, citando também a retomada da importação de carne bovina brasileira pela China.

A importação havia sido suspensa por aproximadamente três meses, durante o segundo semestre de 2021, em decorrência da identificação de casos atípicos da doença da vaca louca no Brasil. O frigorífico havia registrado apenas três indicações no ranking de dezembro.

Em terceiro lugar, ficou a Suzano (SUZB3), com oito indicações. “Olhando para o futuro, por um lado esperamos uma demanda chinesa por celulose aumentando em 1 milhão de toneladas por ano até 2025, e uma tendência em todos os mercados para aumentar o uso de papel em detrimento do plástico, somados às expectativas de um câmbio desvalorizado e podendo se intensificar no ano de eleição”, comentam analistas da Investmind.

Ainda assim, novas quedas nos preços internacionais de celulose, aumentos significativos nos custos dos insumos, e recuperação econômica global aquém do esperado são mencionados como potenciais riscos à ação.

A Petrobras (PETR4), que em novembro liderou o ranking ao lado da Vale e em dezembro ficou em segundo lugar, também caiu à terceira posição. Apesar do recuo, a petroleira recebeu a mesma quantidade de indicações em comparação com o mês passado. “Enxergamos a empresa como muito bem posicionada e barata para o setor e sua performance”, disseram analistas da XP Investimentos.

Por fim, o Magazine Luiza (MGLU3), que recebeu apenas uma indicação em dezembro, ficou em quinto lugar, com seis indicações em janeiro. Apesar de suas ações terem acumulado desvalorização de 70% em 2021, analistas citam como motivo de otimismo dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) sobre vendas no Natal de 2021, que apresentou um crescimento de 10% em relação a 2020.

“[Outro] ponto que chamou atenção foi a redução, ainda que aquém do viável, da projeção do Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA). Apesar de a queda na revisão ser pequena, esse passo é importante para frear o movimento constante de aumento de preços que temos observado ao longo do ano”, complementam analistas da Toro Investimentos.

Confira as ações recomendadas pelos 21 bancos e corretoras consultados pela Forbes, e comentários de analistas sobre os papéis de maior destaque em janeiro.



O post Carteira recomendada: Vale segue na liderança em janeiro, e JBS toma lugar da Petrobras apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário