Em parceria com mais de 350 serviços de turismo europeus e a rede Eden, criada pela Comissão Europeia para promover o turismo sustentável, a European Best Destinations (EBD) divulgou a sua lista dos melhores mercados de Natal europeus de 2021-2022.
A relação dos 20 destinos com os melhores mercados de Natal do Velho Continente baseou-se na votação de milhares de viajantes, que colocaram mais de 100 mercados no topo de seu ranking.
VEJA TAMBÉM: 10 lugares bacanas para viajar nos próximos 10 anos
Este ano, 173.620 viajantes de 163 países participaram do processo de votação online, sendo que 61% dos votos vieram da Europa e 39% do exterior, principalmente dos EUA, Canadá, Austrália e Rússia.
Os 20 mercados de Natal selecionados não são apenas conjuntos de chalés em série, mas eventos culturais e artísticos com apresentações musicais, oficinas criativas, luzes de Natal, fogos de artifício, shows e pistas de gelo e estão comprometidos com a sustentabilidade, oferecendo comida local e produtos artesanais locais.
E todos estão respeitando padrões de saúde rígidos sem precedentes.
No ano passado, a Europa cancelou todos os mercados de Natal devido à pandemia de Covid-19. Este ano, quase 90% deles estão abertos graças a medidas de segurança, corredores de tráfego e requisitos de saúde precisos, que incluem passaportes de vacinação, fornecimento de álcool em gel e uso de máscaras.
Nesta lista dos 20 melhores mercados de Natal, Praga foi a única cidade a cancelar o seu, enquanto Viena fechou o seu temporariamente e está planejando reabrir em 13 de dezembro.
A análise dos votos gerou os seguintes dados interessantes:
O mercado de Natal preferido dos viajantes norte-americanos é o de Budapeste, seguido pelo da Madeira e o de Craiova.
O mercado de Natal No. 1 deste ano já havia sido coroado em 2019.
O mercado de Natal favorito dos viajantes britânicos é o de Budapeste, seguido pelo da Basileia e o de Metz.
O mercado de Natal preferido dos italianos é o de Asti, seguido pelo da Basileia e o de Budapeste.
O mercado de Natal de Asti também é o favorito dos eslovenos e croatas na Europa.
Craiova é o destino natalino romeno com a melhor classificação. Seu mercado de Natal está entre os que têm a maior iluminação (1 milhão de lâmpadas LED) e também a programação cultural mais impressionante.
Os mercados de Natal da Basileia, Budapest, Metz, Montéliard e Vienna são os que receberam mais votos na última década.
Zagreb e Estrasburgo (ambas premiadas três vezes) estão fora da competição, mas ainda estão entre os destinos de Natal favoritos dos viajantes. Zagreb é o único destino premiado com o título de Melhor Mercado de Natal da Europa por três vezes consecutivas.
Craiova e a Madeira, ambas novas na lista, já se estabeleceram entre os 10 mercados favoritos.
Trier ganhou o título de Melhor Mercado de Natal da Alemanha, enquanto Edimburgo venceu no Reino Unido, seguido por Manchester e Nottingham.
Para evitar a propagação da nova variante ômicron, muitos países europeus estão exigindo de todos os viajantes um teste de Covid-19 negativo feito no dia anterior à partida, independentemente de sua situação de vacinação ou recuperação do vírus.
VEJA TAMBÉM: 26 bebidas de R$ 85 a R$ 16 mil para presentear e impressionar no Natal
Veja, na galeria de fotos a seguir, os 20 melhores mercados de Natal da Europa 2022:
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
O post Os 20 melhores e mais seguros mercados de Natal da Europa em 2021 apareceu primeiro em Forbes Brasil.