Então é Natal! Ou seria natal, com n minúsculo? Acertou quem disse maiúsculo, pois Natal, data santa, precisa de um baita N, sabia? De acordo com as regras da norma culta, Natal, Páscoa, Semana Santa, enfim, toda data santa deve ser grafada com maiúscula. E carnaval? Carnaval não tem nada de santo, leitor. Festa pagã, superpagã.
Aproveitando o dia dos cartões hohoho, vamos aos erros de português mais cometidos nessa época. O que dizer do “Desejo à você”? O meu espírito natalino até vai embora. Se “você” não é palavra feminina, por que insistem no acento grave antes dele? Desejo a você, sem crase, por obséquio.
SAIBA MAIS: No ponto: Três erros de português que você comete
Outro problema comum é a ausência de vírgula depois do vocativo. Lá no início do cartão, coloca-se o nome da pessoa, não é mesmo? Mas esse nome, ou seja, o vocativo, quem você chama, PRECISA ser virgulado. Então, “Meu amor,”, “Papai,”, “Joana,”. Sempre com vírgula, combinado?
Leitor, desejo a você um excelente Natal. Viu como ficou correto? Ah, e até o ano-novo. Ou seria até o ano novo? Veremos no nosso próximo encontro.
Feliz Natal!
O post No ponto: Natal ou natal? apareceu primeiro em Forbes Brasil.