Você já ouviu falar que “mussarela” não se escreve com ss? Se sim, hoje esclareceremos essa questão. Se não, fique sabendo agora. A palavra muçarela deve ser grafada com cê-cedilha, leitor, conforme consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).
Mas por quê? Porque, nas palavras estrangeiras (muçarela tem origem italiana, vem de mozzarella) que sofrem processo de aportuguesamento, o fonema /ce/, ao anteceder as vogais “a”, “o” e “u”, deve ser grafado com cê-cedilha, como ocorre nas aportuguesadas açaí, paçoca, açúcar e praça.
SAIBA MAIS: No ponto: O princípio das coisas
E mozarela? Existe? Sim, tanto quanto muçarela, ambas registradas no VOLP. Todavia, como o rio que corre para o mar, em breve a Academia Brasileira de Letras curvar-se-á diante da forma “mussarela”. Ou seja: essa discussão acabará em pizza, leitor.
Até semana que vem.
Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post Muçarela, mozarela ou mussarela? apareceu primeiro em Forbes Brasil.