Essa é “mais uma das histórias bizarras” que ouvimos todos os dias, quando trabalhamos com treinamentos e desenvolvimento de pessoas e profissionais.
Existem diversos tipos de empresários. E isso é lógico. Porém, alguns vão alavancar sua carreira e outros te destruirão.
O que devemos levar em consideração é que, cada um de nós possui qualidades e defeitos. E não é incomum que cometamos erros que refletem em nossa equipe de trabalho.
Mas, na minha opinião, um dos perfis que mais atrapalha o desempenho das empresas e o crescimento das equipe é o que eu chamo de “MATADOR DE LÍDERES”
Como você pode reconhecer o “matador de líderes” em 5 momentos:
1º – CAUSA CONFUSÃO:
“O matador” passa uma informação ou regra ao líder, e outra diretamente ao funcionário/ colaborador.
Isso pode desencadear uma reação que prejudicará sua liderança a curtíssimo prazo.
O objetivo de ter bons líderes trabalhando com você, é poder te deixar livre para tratar de outros assuntos e ter a certeza que o trabalho está sendo bem feito.
Conforme “a empresa cresce”, é normal que você deixe de conhecer profundamente a função que esse líder desempenha.
Quando um “superior” passa uma informação diretamente para o “liderado”, sem comunicar o responsável pelo liderado, passa-se uma ‘mensagem subliminar’ de que o “responsável” é inútil! Logo, os liderados passarão a pedir orientação para qualquer pessoa. E não mais para seu líder.
Isso é um sintoma de que a hierarquia está ou será prejudicada. Com o tempo, seus líderes ficarão cada vez ‘menos importantes’ para a equipe e você terá um grande problema. Levando sua liderança a morte.
2º – ALTERAR AS REGRAS DURANTE O JOGO:
Obviamente que os ajustes e melhorias precisam acontecer constantemente, para que sua empresa continue crescendo. Porém, tome muito cuidado ao mudar as regras, como quem troca de roupa.
O “matador” muda as regras internas constantemente, e às vezes, sem avisar os líderes, mas avisa os funcionários. E muitos “superiores”, ainda cobram resultados sobre as mudanças que nem informaram.
Putz… quer matar um líder? Tome decisão sem o consultar, conversar, explicar os motivos das alterações ou estabelecer as estratégias de aplicação.
O líder deve conhecer a função e a rotina de trabalho profundamente. Decidir… alterar alguma tarefa ou regra sem discutir com os líderes é “suicídio empresarial”.
Isso desmotiva qualquer líder. E um líder desmotivado é um líder fraco… líder fraco é igual a equipe fraca. E não preciso dizer que se sua liderança e sua equipe estiverem fracos, o mercado vai te engolir!
3º – FAZ A FUNÇÃO DO COLABORADOR E NÃO INFORMA O LÍDER:
O Matador de Líderes
“O matador” fecha “negócios malucos” sem ninguém saber e avisa a todos que a produção ou o serviço precisa ser entregue com urgência, prejudicando todo o planejamento e a rotina de trabalho.
Quem nunca passou por isso pode se considerar um profissional de sorte!
Normalmente isso acontece com empresários ativos (o que é ótimo). Porém, os empresários ativos que não respeitam as regras internas e o planejamento passam a informação ao restante da equipe, que ele é o “cavaleiro solitário”.
Vai por mim, faça parte da equipe; siga as regras; mostre que você luta com todos e, não contra todos.
Quando você desempenhar uma função operacional, responda ao líder da função como se você fosse um liderado e não um “deus” acima do bem e do mal.
4º – SUA FRASE MAIS CONSTANTE É: “VAMOS MUDAR TUDO”!
“O matador” muda o planejamento da empresa de acordo com o seu humor.
Causando a maior confusão! Ele confunde sua equipe de líderes, que nunca sabem qual o seu humor do dia.
Alguns líderes começam até a seguir o horóscopo do dia =D apenas para imaginar com qual humor você chegará na empresa =D
Defina seu planejamento com sua equipe de líderes. Dê tempo para que o plano seja aplicado e praticado, antes de sair alterando tudo. Se o seu plano não persistir por mais de 6 meses é porque não foi bem feito. Não há problemas em rever seu planejamento, você deve fazer isso.
O que você não deve fazer é chegar com um novo plano ou uma nova ideia revolucionária, toda semana.
5º – CAUSADOR DE INTRIGAS:
Na intenção de gerar uma disputa “saudável” ele acaba criando conflitos entre líderes.
Obs: Sou a favor da competitividade saudável. Sou a favor que toda equipe queira bons resultados e se divirtam com isso. Porém, não saber criar este ambiente, pode gerar uma grande confusão.
Porém, “o matador”, normalmente, não gera uma disputa saudável.
Ele é o mestre dos matadores! O maior dos destruidores! Um assassino profissional!
- Ele fala mal dos líderes, um para o outro;
- Manda que um líder cobre outro líder, mesmo sem estar em um cargo superior. O que causa um grande mal estar;
- Ele não resolve conflitos entre os líderes. Deixa o barco navegar sozinho pra ver o que vai dar.
Esse é o 007 dos matadores de líderes!
O empresário ou superior, precisa entender que ele é o 1º líder. O grande exemplo a ser seguido. Seja de execução, atitudes e cultura.
Se você não têm desenvolvidas as habilidades de liderança, não há problema nenhum. Liderança é um dom, mas também é uma habilidade, e você deve desenvolvê-las.
Enquanto não desenvolve, contrate um líder para te ajudar, siga bons líderes e bons exemplos.
Dessa maneira você conseguirá melhorar muito o ambiente e fazer com que seu líderes sejam cada vez mais fortes e independentes. Você e sua empresa só têm a crescer! ^^)
Para finalizar, eu quero te pedir para colocar nos comentários, todos os MATADORES que já cruzaram seu caminho, durante sua vida! ^^)
(Brincadeira)
Não quero que você se exponha!
Mas, se você já sofreu com esse tipo de pessoa, dê um LIKE neste post! Assim conseguiremos saber a quantidade de pessoas que já sofreram com isso. S2
E se você, ainda sofre com isso, vou te dar uma dica: Compartilhe esse post nas suas Redes Sociais 😉 Vai que o “seu matador” lê esse post e começa a refletir mais sobre a vida! =)
E, se você não é um “matador” e quer se tornar alguém com habilidades especiais. E alavancar sua carreira profissional. Você precisa ler o livro: OS SEGREDOS DOS IMORTAIS
Clica no link -> https://www.jovensdesucesso.com/imortais e descubra os segredos dos maiores profissionais que passaram pelo nosso planeta. E como você pode ser um deles!