Como escolher a profissão errada pode destruir sua vida. “Armadilhas invisíveis” e como evitá-las!

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Pesquisa revela que jovens que estão prestes a entrarem na universidade correm um sério risco fazerem parte da geração mais fracassada de todos os tempos.

Basicamente, isso pode acontecer por 3 motivos:

1º – NÃO CONHECER AS PROFISSÕES E O MERCADO:

Uma grande universidade brasileira entrevistou quase 20 mil alunos do 3º anos do ensino médio e descobriu que 59% desses estudantes disseram que já escolheram suas profissões – nas escolas públicas, o índice chega a 63%.

Isso pode parece razoável. Mas, na verdade, por trás desses números vem o maior dos perigos:

Entre aqueles que já estão decididos, menos da metade (46%) disseram que conheciam algo específico sobre a profissão escolhida.

27% de todos os estudantes não sabem nada sobre o mercado de trabalho. “Percebemos que os estudantes se decidem pela carreira sem conhecer a fundo a área de interesse”, afirma Luciano Romano, coordenador do levantamento.

2º – INFLUÊNCIA DOS PAIS:

Uma outra armadilha perigosa, além de não conhecer as profissões e o mercado é a influência dos pais.

Já que é comum, que os pais indiquem profissões que “acham” conhecer ou dominar, por isso existe uma procura maior pelas profissões mais famosas, como, medicina, direito, arquitetura e urbanismo, engenharia civil e administração são as mais escolhidas, deixando o mercado de trabalho inflado em alguns ramos de atuação e dificultando a entrada no mercado de trabalho, para esses grupos de profissionais.

Para Romano, a explicação é simples: “É comum que pais conheçam advogados ou administradores, por exemplo, e, assim, apresentarem essas carreiras aos filhos. Conversas sobre profissões como games e gerenciamento de e-commerce são, é claro, menos frequentes.”

Frequentemente, nós dos Jovens De Sucesso nos deparamos com jovens que tem dificuldades em convencer os pais sobre cursar profissões que eles não apoiam. Já que na maioria das vezes são os pais que vão custear os estudos.

3º – PROFISSÕES “DA MODA”:

Além da opinião familiar, tradição e remuneração da profissão, os jovens são atraídos pelas carreiras que estão na moda.

“Há algum tempo houve uma demanda alta por cursos de hotelaria e turismo, depois vieram os engenheiros, hoje os influenciadores, marketing digital e “gamers” estão em alta”. dizem os especialistas. Porém, quando os alunos cursam uma graduação pela ‘moda’ chegam a formatura, o mercado já está “esfriando” e cheio de profissionais que seguiram a moda.

SOLUÇÃO – JOVENS DE SUCESSO:

Duas dicas rápidas que vão te ajudara escolher com mais certeza e confiança:

1º – DESCOBRIR SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO:

Muita gente acha que se conhece, mas na verdade a grande maioria das pessoas sabe muito pouco sobre si mesmo.

E para não errar na escolha da sua profissão, e descobrir sua verdadeira vocação, você deve ter certeza sobre seus desejos, sonhos, habilidades, facilidades, capacidades, dificuldades, genética, reações, inteligência emocional, etc.

2º – DESCOBRIR AS PROFISSÕES QUE MAIS SE ENCAIXAM A VOCÊ:

É muito importante saber exatamente, qual a rotina profissional que envolve a profissão. Através da rotina diária você conseguirá saber se as necessidades da profissão se encaixam com seus talentos e habilidades. Além de te “mostrar” se você vai gostar da profissão que escolheu ou não.

Se precisar de ajuda para descobrir, sua verdade vocação e qual a profissão certa para você? Acesse -> Como Escolher a Profissão certa em 3 Passos

Deixe um comentário