Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Com a estagnação do mercado de IPOs de tecnologia, rostos familiares dominam o topo da lista de empresas mais relevantes do mundo em computação em nuvem. Porém, uma onda de concorrentes em inteligência artificial, fintechs, segurança e software vertical pretendem ocupar esse espaço.
Na primeira lista Forbes Cloud 100, produzida em 2015, os negócios de software em nuvem se destacaram. Nove anos depois, a inteligência artificial comanda o ranking, com OpenAI em 1º lugar, Databricks em 2º lugar, e grandes ascensões como Anthropic e ScaleAI no top 10.
Neste ano, 17 empresas de IA estão na lista, o dobro de 2023. Entre elas, uma ampla variedade de segmentos, desde especialistas em geração de imagens (Midjourney, nº 64) e vídeo (Runway, nº 94) até provedores de infraestrutura (CoreWeave, nº 29) e uma alternativa de mecanismo de busca (Perplexity, nº 85).
Leia também
Mas a IA ainda não dominou o mundo. A líder de longa data Stripe, nº 3, é acompanhada por dois outros destaques em tecnologia para finanças, a Ramp (nº 37) e a brasileira Brex (nº 42). Em segurança, a Wiz – cujo CEO afirmou ter recusado uma oferta de aquisição recorde do Google – está em 9º lugar, procurando se tornar pública em breve. Outro destaque, o fabricante de software de design de produtos Figma, está de volta ao ranking após o cancelamento do acordo com a Adobe.
Líderes em destaque:
As 10 principais empresas de cloud em 2024:
Clique aqui para acessar a lista completa.
O Cloud 100 de 2024 inclui empresas que receberam investimentos da Bessemer Venture Partners e Salesforce Ventures. Consulte nosso post sobre a metodologia da lista para a descrição completa.
Escolhas do editor
O post 100 empresas de cloud que estão moldando o futuro apareceu primeiro em Forbes Brasil.